Marca criada em 1998 pela Marcopolo – um dos maiores fabricantes de carrocerias do planeta -, a Volare foi responsável pelo lançamento dos primeiros mini-ônibus do país. A nova categoria vinha preencher um vazio no mercado, então dominado pelas vans, que não oferecia sucedâneos adequados, em caso de necessidade de veículos de maior capacidade, porém menores e mais leves do que os micro-ônibus.
O enorme sucesso obtido com o lançamento logo alçou a Volare à liderança no segmento de veículos leves para o transporte de passageiros, levando a Marcopolo a transformá-la em unidade de negócios específica e, a partir de 2005, a dotá-la de independência gerencial, com direito a diretoria, engenharia e políticas próprias.
Mantendo a tradição de pioneirismo e criatividade, confirmada por diversos outros inspirados lançamentos ao longo dos anos, a empresa acaba de apresentar o modelo Cinco, veículo de porte intermediário entre vans e mini-ônibus. Com PBT de 5,0 t, tem estrutura monobloco tubular, revestimento externo em plástico moldado e vidros colados. O Cinco vem equipado com motor dianteiro diesel Cummins (quatro cilindros em linha, 2,8 l e 150 cv), câmbio manual de cinco marchas, tração traseira com rodado duplo, suspensão por molas parabólicas, freios a disco na frente e a tambor atrás, com ABS, e direção hidráulica. Painel de instrumentos e acabamento interno têm padrão automobilístico, vindo a versão superior com central multimídia equipada com GPS, DVD, entrada USB e câmera de ré.
O comprimento de 6,70 m e as dimensões internas (1,93 m de altura e 1,90 m de largura) permitiram a instalação de fileiras de três lugares, com corredor central e acesso por porta única, localizada à direita, dotando o novo veículo da acessibilidade dos mini-ônibus e do conforto das vans, com muito mais espaço para bagagens do que estas.
Produzido na nova fábrica de São Mateus (ES), o Volare Cinco será disponibilizado em três versões – Escolar, Executivo e Executivo Plus -, com capacidade variando entre 13 e 20 passageiros.