VOLKSWAGEN NIVUS

Em 28 de maio, em plena pandemia do Covid-19, a Volkswagen realizou a première  mundial virtual do utilitário-cupê Nivus; agora, um mês depois, é iniciada a produção na planta de São Bernardo do Campo e são divulgados os detalhes técnicos e de conteúdo do modelo.

Projetado no Brasil a partir da plataforma MQB (a mesma do Polo, Virtus e T-Cross) e totalmente desenvolvido de forma digital, sem protótipo físico em nenhuma das fases, será produzido aqui e na Espanha. Com ele a VW inaugura nova categoria no mercado – o hatch “aventureiro” compacto.

Com 4,26 m de comprimento e 2,57 de entre-eixos – tem dimensões semelhantes ao T-Cross (mais 6 cm em comprimento, menos 8 cm em entre-eixos e altura). Seu porta-malas de 415 litros é, contudo, 11% mais amplo do que no T-Cross e 18,5% no Polo.

A menos das quatro portas laterais, que vieram do Polo, tudo é novo na carroceria. Na mecânica, porém, nenhuma surpresa: motor TSI 1.0 turbo flex de três cilindros e 116/128 cv, câmbio automático de seis marchas, suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.

São duas as versões de conteúdo: Comfortline e Highline. A primeira vem, de série, com seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis, luzes diurnas e lanternas de leds, volante multifuncional, sistema start-stop, central de áudio com tela de 6,5″, retrovisores elétricos – o direito com rebatimento ao dar ré, saídas de ar condicionado para o banco traseiro e rodas de alumínio de 16″. Como opcionais, a nova central multimídia VW Play com tela de 10,1″, controle eletrônico de distância à frente, frenagem autônoma ao detectar risco de colisão frontal, controle de velocidade de cruzeiro e volante em couro com borboletas para troca de marchas.

A versão Highline acrescenta, de série, frenagem autônoma de emergência, assistente de colisão frontal, frenagem pós-colisão, detector de fadiga, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro, sensor crepuscular e de chuva, ar condicionado automático, quadro de instrumentos digital com tela de 10″, central VW Play com tela de 10,1″, faróis de neblina com leds e função iluminação em curvas, entrada e partida sem chave, volante de couro com borboletas de câmbio e rodas de 17″. Como opcional, somente o pacote oferecido na edição especial de lançamento Launching Edition: teto em preto, rodas e detalhes de acabamento externo escurecidos e duas cores especiais.

Aberta no mesmo dia do início da produção, a campanha de pré-venda do novo carro foi um sucesso, as 1.200 unidades reservadas esgotando em 24 horas; disponibilizado a seguir, o segundo lote, com mil veículos, foi vendido em três dias.

 

     

Volkswagen Nivus.

 

 





GmailFacebookTwitter