OMODA
|
Nova marca chinesa de automóveis elétricos pertencente ao grupo Chery, criada em 2022 para comercializar utilitários esportivos no mercado externo. Seu primeiro modelo, derivado do Chery Omoda 5, imediatamente passou a ser exportado para a Rússia, que no ano seguinte já respondia por 45% das vendas do carro.
O lançamento global da marca ocorreu em abril de 2023, no Salão do Automóvel de Xangai, em conjunto com a nova marca irmã Jaecoo – também destinada à exportação. No mesmo mês de abril foi criada a subsidiária Anhui Omoda Jaecoo Automobile Co., Ltd., para responder pela comercialização de ambas.
Em dezembro foi anunciada, para 2024, a importação de um modelo Omoda e dois Jaecoo; até o final do ano 40 concessionárias seriam credenciadas (total logo aumentado para 50). Segundo a empresa, haveria intenção de produção nacional das duas marcas, para isto aguardando-se “a melhor oportunidade de mercado“, avaliando-se inclusive a hipótese de para tal utilizar as instalações paralisadas da CAOA em Jacareí (SP).
Em maio de 2024 os primeiros carros da O&J chegaram ao Brasil – cinco unidades do SUV híbrido Jaecoo 7, para divulgação, avaliação do mercado e testes. Em agosto a empresa anunciou investimento inicial de R$ 200 milhões para iniciar as operações no Brasil (estruturação de escritório local, contratação de funcionários e divulgação das duas marcas), prevendo que as vendas se iniciassem no primeiro trimestre de 2025, com meta de comercialização de 30.000 carros no primeiro ano.
O que houve de novo a partir de 2025
- Omoda Jaecoo inaugura em São Paulo (SP) sua sede brasileira, com mais de cem funcionários, segundo a empresa (01/25)
- CAOA cede à Chery International parte de suas instalações paralizadas em Jacareí (SP); em paralelo foi informado que seis modelos seriam importados (três Omoda e três Jaecoo), as atividades produtivas seriam iniciadas em 2025 em sistema CKD e a operação comercial começaria com rede de mais de 50 concessionárias (“mais de 30” grupos empresariais do ramo já teriam sido nomeados), chegando a 150 em 2026 (02/25)
- mais de mil automóveis Omoda e Jaecoo embarcam na China rumo ao Brasil, com previsão de chegada ao porto de Vitória (ES) em abril (03/25)