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Importante produtor nacional de equipamentos de pavimentação com duas unidades fabris em Cambé (PR), a Indústria Metalúrgica Romanelli iniciou as atividades em 1964, fabricando máquinas agrícolas e, três anos depois, entrando no mercado de pavimentação, ao construir seu primeiro espargidor de asfalto. Sua linha de produtos é ampla, compreendendo diversos modelos de usinas, distribuidores de asfalto e de agregado, tracionados ou sobre caminhão, alguns deles contando com modernos recursos tecnológicos, tais como controle eletrônico de operação e GPS.

Além destes, a Romanelli possui (ou já possuiu) em catálogo alguns equipamentos autopropelidos com operador sentado, tanto para obras de pavimentação como para transporte e movimentação. Na primeira categoria estão o distribuidor de agregado DAR-5000, com duas esteiras para transporte do material, equipado com motor diesel de 140 cv (hoje 182 cv refrigerado a ar), transmissão hidrostática e freios pneumáticos nas rodas da frente, e, apresentado em 2004, a Mini Máquina MMR-15, uma espargidora de pequena capacidade, própria para a aplicação de asfalto colorido em áreas mais reduzidas.

Buscando diversificação, ainda em 2004 a Romanelli lançou uma linha de mini-carregadeiras de projeto próprio (genericamente denominada MCR-40), 100% nacionais, em três versões, todas elas a diesel e com transmissão hidrostática: Mini (com capacidade para 650 kg, motor Yanmar de 3 cilindros e 33 cv), Super (800 kg, Perkins de 4 cilindros e 61 cv) e Master (950 kg, Perkins de 4 cilindros e 85 cv). Os equipamentos dispunham de engate rápido, possibilitando o fácil acoplamento de grande variedade de acessórios, tais como martelo hidráulico, fresadora de asfalto, garfos de empilhadeira e varredora.

Três importante novidades para o segmento de pavimentação foram mostradas pela empresa em 2015, na feira M&T: suas primeiras vibroacabadoras autopropelidas (VAR P e VAR E-300.6, respectivamente sobre pneus e esteiras) e o rolo compressor articulado MRR 1700. As primeiras, com capacidade de processamento de 300 t/h, são equipadas com motor diesel Yanmar de quatro cilindros, com 69 ou 85 cv, sistema hidrostático de freios e transmissão e chassi intercambiável, permitindo operar uma mesma máquina com esteiras ou pneus. O rolo, com peso operacional de 2,0 t e cilindros vibratórios de 1,10 m de largura, possui motor Yanmar de três cilindros e 22 cv e tração hidrostática nos dois rolos. A máquina veio acompanhar um modelo menor (MRR 1300), com 1,6 t, cilindros de 90 cm de largura e a mesma potência, lançado no ano anterior.

Em 2020, buscando conquistar “nível de competição internacional” e se “reposicionar como referência em sua categoria“, a Romanelli renovou sua linha amarela. Em setembro, na mostra Paving Virtual, lançou a um só tempo seis novos equipamentos – duas vibro-acabadoras e quatro rolos compactadores. Com capacidade de produção de 300 toneladas de asfalto por hora, as acabadoras VR 300 E e P (sobre esteiras ou pneus) vinham equipadas com motor Yanmar de 82 ou 108 cv, silo de 3,67 m3, mesa com até 4,2 m de largura máxima e plataforma com toldo de proteção e volante de direção de ambos os lados. A máquina trazia sistema de aquecimento do asfalto por meio de quatro maçaricos a GLP, tanto no silo como na mesa e (como exclusividade) na esteira de alimentação. A versão P possuía seis rodas, quatro com pneus maciços e duas traseiras de tração.

Eram os seguintes os rolos articulados vibratórios: modelos tandem RCR 160 T (peso operacional de 1,6 t),  200 T (2,0 t) – ambos com 90 cm de largura e motor Yanmar de três cilindros e 22 cv – e 400 T (4,0 t, 1,3 m de largura e motor Yanmar de quatro cilindros e 47 cv) e o modelo combinado RCR 400 C, com as mesmas características e dimensões do 440 T, porém com cilindro de aço (de tração) na frente e quatro pneus maciços atrás.

O reposicionamento da Romanelli como fornecedora de equipamentos de pavimentação daria um salto definitivo em 2022, quando adquiriu os projetos e direitos de fabricação de três modelo pesados havia anos produzidos pela Müller – dois compactadores vibratórios e um de pneus -, todos lançados na M&T Expo. Vibratórios eram os modelos articulados VAP 55 (8,1/9,5 t, uma velocidade, motor Perkins de quatro cilindros e 84 cv) e VAP 70 (11,0/13,0 t, duas velocidades, motor Cummins de quatro cilindros e 130 cv), ambos com tração traseira, direção e freios hidrostáticos e três opção de rolos (lisos, pé-de-carneiro ou lisos com capa de patas). AP 28, o terceiro modelo (11, 0 t, ou 21,0 t com lastro máximo), trazia oito rodas, motor Cummins de 130 cv, transmissão hidrostática com três faixas de velocidade, tração traseira e direção nas quatro rodas da frente. Na ocasião, as duas vibroacabadoras da marca foram renomeadas, ganhando o “sobrenome” City.

<romanelli.com.br>

 

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