> SERVSPRAY

SERVSPRAY | galeria

Pioneira na fabricação de pulverizadores automotrizes no Brasil, a Servspray Comércio e Serviços Agropecuários Ltda. foi fundada em 1986, em Itu (SP), anos depois transferindo-se para Piedade (ainda no estado de São Paulo). Lançados em 1987 com o nome Gafanhoto, seus pulverizadores se mantiveram por vários anos na liderança técnica do segmento: em 1992 lançou o primeiro modelo nacional com transmissão hidrostática e, no ano seguinte, a opção de GPS e controle variável de vazão de pesticidas em função das características do solo.

Em 2005 lançou os dois modelos que deram origem à sua linha atual de pulverizadores: Gafanhoto Hydro 4 Turbo 3000 (4×2 ou 4×4) e Hydro 4 Turbo Plus 4000 (4×4), os dois equipados com motor turboalimentado MWM de 180 cv (unidade que já vinha sendo usada nas máquinas anteriores), transmissão hidrostática, suspensão pneumática, bitolas reguláveis, barras pulverizadoras frontais ou traseiras e nova cabine pressurizada e refrigerada, com vidros fumê, bancos com suspensão a ar e volante regulável. Os modelos, lançados com índice de nacionalização de 80%, diferiam em desempenho: o Turbo 3000 dispunha de tanque de defensivos de 3.000 l e barras de 27,0 m e o Turbo Plus 4000, tanque de 4.000 l e barras de 31,0 m. A atualização da linha de pulverizadores também trouxe a racionalização industrial e a duplicação da capacidade instalada, elevada-a para até 450 máquinas/ano.

O Agrishow 2008 foi oportunidade para mostrar de duas novidades: Gafanhoto Dual, 4×4 com as mesmas características mecânicas, que além de pulverizar, possui equipamento distribuidor de calcário, adubo sólido e sementes (permitindo otimizar o uso da máquina, ocupando-a durante todo o ano) e o transbordo automotriz Transcana, destinado ao transporte de cana-de-açúcar entre a área de colheita e a usina. Primeiro equipamento nacional do gênero, foi construído a partir da plantadora de cana picada Tropicana, lançada no ano anterior (desenvolvida em conjunto com a Sermag, a plantadora seria comercializada pelas duas empresas, reunidas para este fim em torno da firma WCM, a Sermag responsabilizando-se pela versão 6×4 e a Servspray pela 6×6). Ambos projetados para cultura canavieira, transbordo e plantadora apresentavam as mesmas características técnicas: chassi monobloco, motor turbo MWM de 180 cv, tração 6×4, suspensão pneumática e pneus de alta flutuação. Tinha capacidade para 20 t (40 m³), distribuídas em duas gaiolas basculantes de 10 t cada.

Tropicana e Transcana já se encontravam fora de catálogo em 2015. O restante da linha permanecia em produção, com as mesmas especificações técnicas e denominações ligeiramente diferentes: pulverizadores/distribuidores Gafanhoto Dual e Dual Canavieiro (versão específica para cana-de-açúcar) e pulverizadores 4×4 Plus e 4×2 (os antigos Hydro 4). A eles foi agregado o Gafanhoto Organic (sempre com a mesma mecânica), exclusivamente dedicado à distribuição de sólidos (calcário, gesso, fertilizantes). Com vão livre de 1,6 m e tanque de produtos com 6 m3, atende a faixas de aplicação de até 28,0 m.

Em 2016 todos os negócios já haviam sido assumidos pela WCM. Agora resumidos à produção de pulverizadores, porém de construção personalizada, os equipamentos seriam montados segundo as necessidades do comprador, seguindo o cardápio básico oferecido pela empresa. Assim, a Linha Gafanhoto podia ser fornecida com tanques de 2,5, 3 e 4 mil litros, com barras dianteiras ou traseiras de 25, 27 ou 30 m, com tração hidrostática dianteira, traseira ou 4×4 e com vão livre de 1,40, 1,50 ou 1,65 m.

<wcmequipamentos.com.br>





GmailFacebookTwitter