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ATHENA | galeria

Firma criada em São Paulo (SP), em 2016, resultante da associação da Fibracar (de Itu, SP) com a Scherer Automotiva (de Cotia, SP), especializada em modificações veiculares. Era objetivo da nova empresa “oferecer os melhores veículos fora de série do mercado, fabricando não só as melhores carrocerias de fibra de vidro, mas também chassis de alto desempenho e todas as demais peças necessárias“.

Seus veículos podem ser fornecidos completos ou sob a forma de kits, estes disponíveis em diversos níveis de acabamento. Utilizam chassis tubulares de desenho próprio, todos eles projetados em CAD, com componentes cortados a laser, conformados por tornos de controle numérico e soldados a gás, por processos MIG e TIG. A Athena também aceita encomendas especiais e serviços de restauração.

A atual linha de produtos é composta por três modelos: A108, Speedster e o inesperado Kr 200. Athena A108 é a réplica de nossa mítica Berlineta Willys Interlagos 1965 (por sua vez correspondente ao francês Renault Alpine A108); equipado com motor 1.6 flex (Ford ou Renault) montado transversalmente na traseira, vem com freios a disco e suspensão independente por molas helicoidais nas quatro rodas. Athena Speedster, réplica do Porsche equivalente, traz motor traseiro VW 1.6 Boxer com carburação simples ou dupla, câmbio manual de quatro marchas, suspensão semi-independente na dianteira e independente na traseira e freios a disco na frente e a tambor atrás. Opcionalmente pode receber outra motorização (Boxer 1.8 e 2.1 ou Subaru importado), ar condicionado, para-lamas alargados, cintas de couro no capô, grades nos faróis, acabamento interno em couro e aro do volante de madeira.

O terceiro modelo, denominado Athena Kr 200, é a primeira – e única – réplica brasileira do original minicarro alemão da década de 50 Messerschmitt KR200. Se trata de um pequeno automóvel com três rodas e três lugares (um à frente e dois atrás), com motor de um cilindro e 125 cm3 refrigerado a ar, acoplado por câmbio CVT à roda única traseira; tem freios a disco na frente e a tambor atrás. É fornecido somente completo, nas versões conversível e com capota de lona, sendo o acesso ao interior franqueado pela abertura, para a direita, do conjunto para-brisa/capota/”porta” única localizada do lado oposto.

A empresa tem em perspectiva o lançamento de novas réplicas, tais como as do Puma 1972 e do monoposto Alfa Romeo 8C Monza (identificado como Athena 1932).

<athena-auto.com>

 

[LEXICAR agradece a Paulo Roberto Steindoff pelas informações que motivaram a criação desta página.]





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