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PROCÓPIO | galeria

Transformadora de veículos de Cianorte (PR), responsável pela fabricação de uma variadíssima linha de produtos, incluindo capotas de fibra de vidro para picapes, cabines-duplas, carrocerias Volkswagen conversíveis, limusines e carros funerários, além pequenos reboques,  bancos de couro e blindagens. Criada por Jair Araújo da Silva, a empresa iniciou suas atividades em 1964 como oficina de lanternagem, mecânica e pintura. Em 1974, por diletantismo, Jair construiu um estranho esportivo de dois lugares em chapa de aço, com frente muito longa e muito baixa e pneu de reserva instalado na lateral direita, junto ao para-lama. Montado sobre plataforma do VW 1600, ao automóvel foi dado o nome Jafasso. A partir dele foi preparado um molde, de onde foram tiradas seis carrocerias de fibra de vidro, todas elas vindo a receber mecânica VW refrigerada a ar.

Em 1989, quando já produzia regularmente capotas de fibra para picapes, a empresa fabricou sua primeira cabine-dupla, em chapas de aço, abrindo caminho para uma das suas principais atividades atuais – a transformação de veículos. Desde o início seus carros seguiram o receituário tradicional da categoria, apresentando janelas panorâmicas, grades e faróis personalizados, tampão marítimo, pinturas especiais e muitos acessórios. Construídas com duas ou três portas sobre picapes médias e caminhões, são até hoje fabricadas com poucas alterações estéticas. Na área de tampões – hoje o maior mercado da empresa –, as novidades foram maiores. Duas delas merecem menção: o kit porta-malas para picapes Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, que consiste de tampão de fibra com santantônio integrado e uma tampa de acesso ao porta-malas (com chave e acionamento elétrico), em substituição à porta da caçamba; e o Necessair, para S10, tampão com espaço para pequenos objetos na parte anterior, com acesso pela cabine através de vigia deslizante.

Em meados dos anos 90, a Procópio iniciou um projeto ousado, que levaria oito anos para ser concluído: a transformação de um Ford Landau 1979 em limusine, que logo se transformaria em mais um ramo de negócios da empresa. Do Landau original foram aproveitados somente mecânica, chassi (devidamente alongado) e painel de instrumentos. A carroceria foi totalmente refeita em fibra de vidro, com pequena vigia na traseira e estilo simulando os automóveis Lincoln Continental da década anterior. O carro recebeu teto solar, bancos de couro importados e acabamento luxuoso. Ao concluir o projeto, em 2003, a empresa já se decidira a suprir regularmente o mercado. Estimando vender três unidades por ano, a empresa decidiu criar duas unidades independentes de negócios: Capotas e Cabines Procópio e Procópio Limousines.

Com tecnologia norte-americana e acessórios importados dos EUA, a Procópio Limousines oferece grande variedade de opções de transformação de sedãs, caminhonetes e SUVs, alongando-os de 60 cm a 5,00 m. Entre os muitos opcionais, estão disponíveis suspensão pneumática, GPS, interfone para comunicação com o motorista, home-theater, tela de LCD, bar e micro-câmera interna. Não faltam itens kitsch, tais como iluminação em neon e “DVD’s com imagens de aquário e lareira” para animar a TV de plasma.

Além de vulgares caminhonetes Chevrolet S10 e Silverado, a empresa já preparou limusines a partir de automóveis Mercedes-Benz, Chrysler, BMW e Cadillac. Também a partir das limusines a Procópio pôde incluir em sua linha de produtos carros fúnebres de luxo, dos quais produziu algumas poucas unidades. Ainda na linha dos carros alongados, a empresa anuncia para lançamento futuro dois extravagantes modelos concebidos nos EUA: a Limo Trike, triciclo-limusine  com motor traseiro, tracionado por motocicleta Harley-Davidson, e a absurda Boeing Limo, de enorme porte, formato de fuselagem de avião e quase impossível dirigibilidade nas vias públicas.

Lançamento de 2006 foi o Fusca TT, segundo suas palavras “fusão de Audi TT, Posche Boxter, New Beetle, Polo 2005 e GM Celta“. O projeto, concebido internamente, permitiu a criação de um Fusca conversível de grande personalidade e ótimo acabamento. Totalmente moldado em fibra de vidro, o carro foi bastante reestilizado, ganhando teto rígido removível, aerofólio, novo formato do capô e tampa do motor, para-lamas mais largos, para-choques integrados, duplo santantônio cromado, conjunto ótico dianteiro do VW Polo e lanternas traseiras do Chevrolet Celta. Apesar da simplicidade do painel de instrumentos, o acabamento interno recebeu estofamento de couro, potente sistema de som, carpetes e telas de TV para os passageiros do banco traseiro. A mecânica permaneceu original.

Tendo em vista a expansão de seus negócios no exterior, a divisão Procópio Limousines foi recentemente renomeada Procópio Special Vehicles. A novidade mais recente da divisão é a transformação de vans, sem alongá-las porém efetuando arranjo interno de limusine e acabamento de alto luxo, equipando-as como escritório móvel (JetVan) ou espaço para lazer (LimoVan). São três modelos equipados como escritório: JetVan First Class, Bathon (com banheiro) e Care (especial para cadeirantes). Também ônibus podem ser transformados (JetBus). A LimoVan, por sua vez, verdadeira boate móvel, esbanja neon, acrílico, cores fosforescentes e todo o repertório kitsch disponível no mercado.      <capotasprocopio.com.br>

<procopiolimousines.com.br>     <procopiospecialvehicles.com>





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