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Empresa especializada na fabricação de engates e carretas para automóveis fundada em 1989, em Belo Horizonte (MG). De nome RB Reboques (iniciais de seu proprietário Raul Barbosa), a partir de 1999 e por quase toda a primeira década do século construiu gaiolas para autocross. Vendidas completas ou sob a forma de kits, eram disponíveis em quatro versões: Turismo e Esportivo (respectivamente com quatro e dois lugares, utilizando mecânica Volkswagen Brasília), Rallye (motor VW AP 2000 com carburação Opala de seis cilindros, chegando a 130 cv) e Utilitário (pequena picape com motor VW 1600).

O modelo Esportivo era composto de estrutura tubular periférica (diâmetro de 1 ½”) com fechamento frontal, lateral e superior em chapa de aço e capô de fibra de vidro. Trazia cambão, engate para carreta, bancos tipo concha e cintos de segurança de quatro pontos; na traseira, recebia amortecedores do Ford Corcel e pneus lameiros; os pneus dianteiros eram de Fusca. Um kit adicional era disponibilizado, caso o comprador desejasse emplacar o veículo, conjunto que incluía, entre outros, para-brisa dianteiro com limpador, para-lamas removíveis em fibra, faróis, setas, buzina e estepe. O modelo Utilitário dispunha de para-brisas dianteiro e traseiro e de portas laterais basculantes com janelas de acrílico.

Em 2004 a empresa apresentou o RB Off-Road, autocross 4×4 com motor dianteiro, fabricado sob encomenda. O carro possuía estrutura monobloco tubular, construída com tubos de 2” de diâmetro; piso e laterais eram compostos por chapas de alumínio xadrez; o teto era de lona ou material rígido e os para-lamas de borracha lonada. Foi utilizado motor VW AP 2000, câmbio de quatro marchas com caixa de transferência, redução e diferenciais da Rural Willys e suspensão independente nas quatro rodas (triângulo superior, barras tensoras paralelas inferiores, molas helicoidais). Com duas portas e quatro lugares, apresentava grande vão livre (48 cm) e excelentes dotes de mobilidade fora de estrada (ângulo de ataque de 65° e de saída de 70°).

Pouco antes do final da década a empresa retirou de linha seus diversos veículos, mantendo em produção apenas engates e outros acessórios.

<rbreboques.com.br>





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