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Um dos mais ativos fornecedores de veículos especiais do país, a Rontan Eletro Metalúrgica Ltda. iniciou as atividades em 1970, em São Paulo (SP), fabricando sinalizadores acústicos e luminosos para prédios e veículos. Em 1989, já instalada em Tatuí (SP), iniciou a transformação de automóveis em viaturas de polícia e ambulâncias, o que se tornou sua mais importante atividade.

Desde cedo a empresa prestou serviços para a indústria automobilística. São exemplos a instalação de blindagens O’Gara para a GM, ainda no início dos anos 90, e a preparação de furgões sobre picapes Corsa (em 2000) e Courier (em 2006), por solicitação da Chevrolet e Ford. Sua vasta linha de produtos já então compreendia, além daqueles, oficinas móveis, gabinetes médicos e dentários, apoio a serviços urbanos, comboios de lubrificação, distribuidores de água, carrocerias basculantes e veículos para combate a incêndio – unidades montadas em picapes, vans, furgões e caminhões médios e pesados.

Raramente a Rontan efetuou alterações estéticas ou dimensionais nos veículos que transformou, ação cada vez menos necessária após a profusão de modelos nacionais de vans e furgões disponíveis no mercado. Digna de nota, por sua funcionalidade, foi a adaptação do Volkswagen Gol em pequeno furgão, próprio para serviços de manutenção em redes públicas; lançado na década de 90, dispunha de suporte para escadas no teto, divisória gradeada atrás dos bancos, compartimento de carga (correspondente ao porta-malas e ao espaço liberado pelo banco traseiro) dividido em escaninhos e janelas traseiras substituídas por tampas basculantes de fibra de vidro, para facilitar o acesso a ferramentas e materiais.

Quanto às viaturas contra incêndio, em seus últimos anos a empresa dispunha em catálogo de diversos tipos (carros-bomba, tanques, veículos de resgate, salvamento e para aeroportos), com cabines simples, duplas ou adicionais. A gama de carros-bomba comportava modelos com tanques de 750 a 14 mil litros e bombas de alta pressão com vazões entre 25 e 1.000 galões/min. A partir de 1999 a Rontan também passou a representar no Brasil os caminhões-bombeiros da norte-americana Oshkosh.

Em 2015, apesar de contar com representantes nos EUA e em diversos países da América Latina, a empresa entrou em grave crise financeira e, surpreendendo o mercado, paralisou a produção em maio do ano seguinte. Dos 1.250 trabalhadores empregados três anos antes, restaram somente 200, com os salários atrasados. Em março de 2017 a Rontan solicitou concordata, pedido acatado pela Justiça.

<rontan.com.br>





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