> > > TCT

TCT | galeria

Marca de fantasia da TCT Protect Car Indústria e Comércio de Produtos Blindados e para Transportes Ltda., maior fabricante de veículos blindados da América Latina. Instalada em Guarulhos (SP), a TCT detém mais de 75% do mercado nacional; única a dispor de linha de fabricação seriada, tem produção mensal média superior a 40 carros, cerca de 40% exportados. Operando desde 1996, seu catálogo inclui veículos para transporte de valores, viaturas militares e policiais, cabines-duplas para caminhões, carrocerias multifuncionais para prestadoras de serviços de energia e telecomunicações e basculantes hidráulicos para obras civis e mineração, além de serviço de blindagem de automóveis. Em 2003 a empresa assumiu a representação oficial no Brasil dos blindados militares sul-africanos Alvis OMC.

Os primeiros veículos da TCT foram carros-fortes sobre caminhões leves e médios Mercedes-Benz (até hoje a marca mais utilizada no setor), aproveitando capô e grade originais, devidamente protegidos por anteparo adicional de aço. Construídos em estrutura metálica e blindagem interna e externa de 3 mm de espessura, podiam ter de duas a quatro portas, dois ou três compartimentos internos (um deles para valores), para-brisas, janelas e visores de vidro balístico com espessura de 50 mm e até onze seteiras para tiro. Entre os opcionais estavam ar condicionado, fechaduras automáticas e grade de proteção para os vidros. Antes do final do século os veículos foram atualizados, passando a receber blindagem completa, inclusive em torno do motor. A nova série, chamada Rhinus, foi acompanhada algum tempo depois pelo modelo Rhinus Compact, próprio para furgões e veículos comerciais de menor porte.

Com base na sua linha de carros-fortes, no ano 2000 a TCT lançou seus primeiros veículos para ação policial Rhinus Combat, com capacidade para seis tripulantes. Novas versões foram agregadas nos anos seguintes, dentre elas viaturas para transporte de até 18 soldados (com banco longitudinal e 14 seteiras) e carros com canhão d’água para controle de tumultos (quatro homens, tanque de 5.000 litros, opção de tanque de tinta, jato com alcance de 30 m, para-choque “limpa-trilhos” e sistema para filmagem). Seguindo tal concepção a empresa construiu para a polícia fluminense uma série de veículos sobre chassi Ford Cargo 815 MU. Batizados Pacificador pelo Estado do Rio de Janeiro (e “Caveirão“, pela população), tinham capacidade para dez soldados e dois tripulantes, uma torreta fixa para observação e tiro, 21 seteiras e blindagem com duas chapas de aço de 6,5 mm de espessura. Embora possuíssem resistência balística, os veículos se mostraram de mobilidade limitada devido ao porte e peso excessivos.

Em 2004 a TCT participou de um projeto de grande interesse para o setor: o desenvolvimento conjunto com a Mercedes-Benz dos primeiros chassis brasileiros especialmente dimensionados para carros-fortes (modelos 712 E e 915 E). Além de terem os eixos reforçados, a distância entre eixos reduzida e o centro de gravidade rebaixado, os chassis passaram a vir com caixa de direção, alavanca de mudanças e pedais situados na posição definitiva, reduzindo em 30% o tempo gasto pela transformadora na adequação do veículo.





GmailFacebookTwitter