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Fundada em 1985, em São Paulo (SP), e instalada de frente para o autódromo de Interlagos, a Techspeed Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda. é tradicional fabricante de monopostos e karts de competição. A empresa foi criada pelo piloto catarinense Renato Naspolini, campeão brasileiro de Fórmula Fiat de 1982 e companheiro de Ayrton Senna na F-3000 inglesa.

Ao retornar ao Brasil em meados da década de 80, Renato construiu seu primeiro carro, um monoposto inspirado no inglês Reynard, que demonstrou excelente comportamento nas pistas. Este carro deu origem a um vitorioso Fórmula Ford com chassi tubular, motor Ford Escort 1.6, caixa do Del Rey e suspensão independente nas quatro rodas. Lançado em 1990, venceu a última prova da temporada e duas outras no ano seguinte. Em 1992, com quatro vitórias em oito corridas, sagrou-se campeão brasileiro, fato que se repetiu em 1993 e por vários anos seguidos – já então como fornecedor oficial de chassis para a categoria (em paralelo, e com iguais resultados, a empresa fornecia para a Fórmula Chevrolet). Sua carreira como fabricante de monopostos prosseguiu no século XXI, como supridor de carros para as categorias “de entrada” Fórmulas 1.6 (com motorização Volkswagen AP 1.6) e São Paulo (AP 1.8 e caixa Hewland de cinco marchas).

Em 1998 a Techspeed entrou no mercado de karts, segmento que acabou por assumir importante lugar nos negócios da empresa. Com sua experiência como piloto e construtor de monopostos, Renato Naspolini introduziu diversas inovações no produto, dentre elas a utilização de materiais nobres, como magnésio, alumínio aeronáutico e fibra de carbono. O veículo (chassi TS001, da categoria Cadete), teve desempenho tão destacado nas pistas que levou a CBA a determinar a padronização dos chassis Cadete como forma de equilibrar as disputas. Com ele, a marca conquistou a liderança inconteste na categoria de base, vencendo o campeonato brasileiro de 1998 – e de todos os anos seguintes, até 2006, quando também obteve as cinco primeiras colocações no Campeonato Pan-Americano de Cadete.

Somente em 2008 a Techspeed decidiu investir nas categorias superiores do kartismo, da Júnior para cima, mais uma vez concebendo um veículo inovador, a começar pela geometria do chassi, lembrando o formato dos carros de F-1, desenho que proporcionaria muito mais flexibilidade e estabilidade nas pistas. Soluções inéditas foram agregadas tanto nos materiais (tubos, mangas de eixo, mancais) como na engenharia de montagem (o sistema de montagem/desmontagem dos eixos foi extremamente simplificado).

Comercialmente lançado em 2010, o carro foi colocado em produção em Criciúma (SC), em instalações industriais pertencentes a Rogério Naspolini, irmão de Renato e também ex-piloto de karts. O novo modelo, chamado K125, iniciou a carreira vencendo a Copa Brasil 2010 em quase todas as categorias das quais participou: Júnior e F4 Sênior, além das tradicionais Mirim e Cadete. A Techspeed também produz em sua fábrica paulistana componentes de fixação para a indústria aeronáutica.

<techspeed.com.br>





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