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A Tuttotrasporti Comércio de Veículos e Implementos Rodoviários Ltda. foi criada em 1990, em Caxias do Sul (RS), instalando-se ao lado da principal fábrica da Marcopolo, de quem desde o início tornou-se implementadora. Embora fosse seu objetivo projetar e fabricar componentes e subconjuntos mecânicos para chassis (eixos direcionais, terceiros eixos, articulações para carrocerias, suspensões pneumáticas), já no ano de sua constituição desenvolveria uma plataforma completa para ônibus, atividade na qual viria a se especializar.

Este espírito de pioneirismo que desde então acompanha a empresa, proporcionou grande quantidade de projetos inovadores, que carrearam o reconhecimento da imprensa e do setor de transportes, materializados em importantes premiações. Ainda que praticamente desconhecida do grande público, a empresa é hoje grande fornecedora da indústria de carrocerias, se estabelecendo como importante alternativa aos grandes fabricantes no fornecimento para o mercado interno e exportação. Além disto, procede ao encurtamento, alongamento, rebaixamento e transformação de chassis de ônibus e presta serviços para a indústria automobilística, preparando-lhe caminhões de configurações especiais e modelos fora da linha regular.

Sua linha de implementos inclui sistemas de ar condicionado, motores híbridos, duplo eixo direcional para caminhões e ônibus, terceiro eixo para chassis com motor dianteiro e traseiro, sanfonas, articulações e reboques para ônibus articulados e conjuntos de suspensão pneumática.

Na construção de plataformas sua atuação teve início em 1992, com o modelo TT-RD 70, para aplicações rodoviárias e de turismo, com motor traseiro Cummins de 250 cv, transmissão Eaton, suspensão pneumática integral e direção hidráulica. Com tração 4×2, foi seguido das versões 6×2 e 8×2 (com dois eixos direcionais), para carrocerias de dois andares, com motores de até 310 cv. No início do novo século lançou seu chassi urbano TT-D250 DD, 4×2 com 250 cv, entrada baixa e suspensão pneumática, próprio para ônibus padron de três portas, também podendo receber carrocerias de dois pisos para city tours.

Em 1996 a Tuttotrasporti participou do último grande fornecimento de trólebus no Brasil – 281 veículos para o transporte coletivo urbano de São Paulo (SP), até hoje em operação. A empresa participou da licitação em consórcio com a Marcopolo e Eletra, responsabilizando-se pela fabricação dos chassis (com suspensão pneumática e eixos para serviço pesado Rába, de origem húngara). Este sucesso despertou o interesse da empresa por energias alternativas, levando-a a avançar no segmento e se especializar em tecnologias híbridas

Até 80% menos poluentes, sistemas híbridos são compostos por motor elétrico alimentado a baterias, por sua vez carregadas por um pequeno motor de combustão interna a gás ou álcool. Nessa linha, desenvolveu o chassi articulado urbano TA-HV 300, equipado com eixos Rába, suspensão pneumática, articulação alemã Jost e equipamentos elétricos (motor, gerador e inversor) WEG. A partir dessa experiência projetou outro híbrido urbano, TP-LE 200, dessa vez com piso baixo e (dois) eixos de fabricação nacional. Em 2002 a empresa construiu para a Eletra um moderníssimo chassi de porte médio para uso em linhas circulares de áreas centrais adensadas, de piso baixo e totalmente plano, com motor e gerador montados no curto balanço traseiro; projetado para o transporte urbano de Porto Alegre (RS), o veículo não passou da fase de protótipo.

Em 2003 a empresa apresentou um revolucionário chassi urbano de 15m (trazendo o enigmático código UPB C2 EX DRG), com piso baixo totalmente plano, motor e gerador montados verticalmente na traseira, um sobre o outro, duplo eixo direcional dianteiro e tração híbrida. Encarroçados pela Marcopolo, os primeiros exemplares foram colocados em operação no transporte metropolitano de São Paulo. O mais recente projeto da Tuttotrasporti foi o chassi bi-articulado TA-HU 400, com 28 metros, com tração híbrida ou elétrica, que permite receber carrocerias urbanas para até 300 passageiros, podendo mesmo ser adaptado para a utilização sobre trilhos, como bonde. Ambos os lançamentos foram exclusividades mundiais; pelo primeiro a empresa recebeu o Prêmio AutoData 2004 na categoria Inovação.

Desde 2006 a Tuttotrasporti participa como integradora (responsável pela montagem dos subconjuntos) no consórcio nacional, liderado pela EMTU/SP, para o desenvolvimento de ônibus a célula de combustível. A empresa é hoje a implementadora exclusiva da Marcopolo, a quem fornece média diária de 45 chassis. Há anos é a principal supridora da Eletra, sendo também a escolhida pela Ibrava como sua fornecedora oficial de chassis de trólebus. Mais de 82.000 caminhões e chassis de ônibus foram até hoje por ela transformados ou fabricados.

<tuttotrasporti.com.br>





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