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Criada em 2019, AIZM é a subsidiária do Grupo AIZ dedicada à customização de máquinas para os setores de construção pesada e florestal e ao projeto e fabricação de veículos pesados rádio-controlados. O Grupo compreende uma dezena de outras empresas, dentre as quais unidades fabricantes de implementos rodoviários (AIZI), tanques fixos ou rebocados (Rodotic), guinchos e guindastes embarcados (AIZC) e peças e componentes multimarcas (AIZPARTS), além de ramos de locação (AIZ Full Rentall) e comercialização de equipamentos, inclusive elétricos e de controle remoto (Mega Pesados).

Sediada em São José dos Pinhais (PR), a AIZM desenvolveu sua tecnologia de veículos não tripulados a partir da experiência como fornecedora de serviços para o setor de mineração de Minas Gerais. Desde a década de 2010 o Grupo adaptava veículos de série para operação remota, tais como caminhões Volkswagen 8×4, escavadeiras hidráulicas e caminhões fora de estrada XCMG e tratores de esteira e pás carregadeiras Caterpillar, a partir daí passando a desenvolver seus próprios modelos. Nos seus três primeiros anos de existência a empresa apresentou forte avanço no faturamento – em 2022 tendo crescido 18 vezes maior sobre o ano de fundação, cerca de 30% representados por operações de locação. Mais de 500 customizações foram executadas no período.

Em 2022 a AIZM dispunha em carteira, para venda ou locação, de seis equipamentos rádio-controlados de projeto e fabricação próprios, três sobre esteiras e três sobre pneus. A gama sobre esteiras compreendia um trator-caçamba com capacidade para 30 t ou 14 m3, uma segunda versão com lâmina dianteira e força de tração de 25 t e um guindaste hidráulico sobre plataforma, com capacidade de elevação de 38 t – os dois últimos lançados em 2022. Todos traziam motor MWM de 156 cv e transmissão hidrostática.

A linha era complementada por dois caminhões mineradores, um 8×4 rígido e um articulado 6×6, ambos sem cabine. O primeiro é resultado da radical transformação do modelo VW Constellation 41.460 8×4 (o mesmo anteriormente transformado em rádio-operado), dotando-o de nova cabine (fechada e não tripulada), alinhada a uma nova caçamba, especialmente desenhada, com parede dupla e aquecida e 20 m3 de capacidade. O segundo, lançado em setembro de 2021 e denominado CA 41 MF, era, à exceção do motor MAN de 460 cv e da transmissão automatizada ZF, majoritariamente construído com componentes produzidos pelas empresas do Grupo AIZ (chassi, caixa de transferência, eixos, diferenciais, redutores, cilindros hidráulicos e caçamba). O veículo tinha capacidade máxima de 41 t ou 30 m3.

Ainda em 2022 a empresa passou a customizar caminhões VW para operação no transbordo de cana-de-açúcar. Eram dois modelos – 8×4 e 10×4 – respectivamente com capacidade para 50 e 66 m3 (ou 22 e 28 t), construídos a partir das versões Constellation 32.360 e 33.460. Com bitolas alargadas para 2,40, 2,80 ou 3,00 m, recebiam pneus de alta flutuação, faróis de leds e proteção adicional nos retrovisores, faróis, grade frontal e escapamento. Ambos eram opcionalmente dotados de sistema de automação nível 2, compreendendo piloto automático, controles de aceleração e transbordamento e direção por GPS, com operador embarcado como fator de segurança.

A AIZM também produz dragas e equipamentos anfíbios, fabricando os flutuadores, dotando-os de esteiras e sobre eles montando uma escavadeira hidráulica fornecida por terceiros. Em maio de 2022 o grupo controlador AIZ firmou convênio com a WEG visando projeto conjunto de estações de recarga para equipamentos fora-de-estrada com tração elétrica. A ação compõe a programação da empresa para o próximo quinquênio, que prevê intensificar os esforços no desenvolvimento de máquinas e caminhões pesados elétricos e remotamente controlados.

<aizm.com.br>

 

(LEXICAR agradece a Jorge A. Ferreira Jr. pelas informações que motivaram a construção desta página.)





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