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HONDA CITY

Duas versões para ocupar o lugar de Fit e Civic

janeiro 2022

Cumprindo mais uma etapa do realinhamento de sua produção brasileira, que inclui a transferência da montagem de automóveis de Sumaré para Itirapina, no interior paulista, a Honda retira de linha os modelos Fit e Civic (que voltará a ser importado) e lança a nova família City, com versões hatch e sedã, em substituição aos dois.

O lance não deixa de ser ousado, já que Civic e Fit sempre foram os Honda nacionais mais vendidos ao longo dos últimos doze anos – cada um por seis vezes -, o sedã City jamais chegando a essa posição. Por outro lado, o lançamento do City em duas versões deverá trazer significativa redução de custos industriais para a Honda, já que a carroçaria do monovolume Fit praticamente não compartilhava elementos com o sedã City anterior, agora dispondo os dois de corpo idêntico, entre o para-choque dianteiro e a coluna C, só diferindo na extremidade traseira.

Projetados para “mercados emergentes” e lançados na Índia e Tailândia em 2020, além de ganharem novo motor, ambos cresceram em tamanho, espaço interno e conforto: com a mesma distância entre eixos de 2,60 m, sedã e hatch agora alcançam, respectivamente, 4,34 e 4,55 m de comprimento (9,4 e 24,5 cm a mais do que nos modelos anteriores), permitindo alojar porta-malas com 519 e 268 litros de capacidade (ou 1.168 l, com encostos rebatidos).

Os novos carros estreiam novo motor 1.5 aspirado flex de quatro cilindros, 1.497 cm3 e 16 válvulas, com duplo comando de válvulas de abertura variável, injeção direta e 126 cv (com álcool ou gasolina), engenho acoplado a câmbio automático CVT de sete marchas, com possibilidade de trocas manuais por borboleta no volante. A restante arquitetura permanece a mesma: suspensão independente tipo McPhersosn na dianteira e por eixo de torção na traseira, direção com assistência elétrica e freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás.

 

Honda City hatchback e sedã.

 

O sedã chega em três versões de conteúdo e acabamento (EX, EXL e Touring) e o hatchback em duas (EXL e Touring), desde a básica trazendo seis airbags, ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 8″ sensível ao toque, ABS, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de pressão dos pneus, chave presencial com destravamento das portas por aproximação, faróis de neblina, luzes diurnas e lanternas de leds, bancos com revestimento de tecido e rodas de liga de 16″.

EXL agrega ar-condicionado digital e automático, painel digital configurável com tela de 7″, sensores de estacionamento traseiros, câmera para pontos cegos LaneWatch, detector de pedestres e bancos de couro preto.

A versão superior Touring traz, ainda, faróis de leds, pacote Honda Sensing (compreendendo controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa com correção, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e comutador automático dos faróis), sensores de estacionamento dianteiros, bancos de couro claro, cores especiais e partida remota.

O modelo hatch manteve o sistema Magic Seat de disposição dos bancos, utilizado no Fit, que permite arranjar assentos e encostos em quatro diferentes combinações, de modo a acomodar objetos de formatos e tamanhos diversos.

 

 

 





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GUERRA DOS SUVES I (OU VII?)

Hyundai Creta chega à segunda geração

setembro 2021

Mais um SUV chega ao mercado brasileiro – o sétimo no ano, depois dos inéditos Toyota Corolla Cross – inclusive em versão híbrida – e Volkswagen Taos e das renovações do Chery Tiggo 3x, Jeep Compass,  Nissan Kicks e Renault Captur. Mais alguns são prometidos para os próximos meses, como os novos Fiat Pulse e Peugeot 2008 e o retorno à linha de produção do Range Rover Evoque.

Denominado pelo fabricante Creta Nova Geração 2022, agora foi a vez do bem sucedido utilitário esportivo coreano ser atualizado. O novo carro foi pela primeira vez mostrado de corpo inteiro em 18 de agosto, quando a imagem dos primeiros exemplares que saíam da linha de montagem foi postada pelo principal executivo da filial brasileira.

A menos da grade, o modelo segue a versão lançada na Rússia no final de 2020, com carroceria totalmente redesenhada, ligeiramente maior do que a atual (mais 2 cm no entre-eixos e mais 1 cm no comprimento e largura), porém com porta-malas reduzido em nove litros (431 versus 422 litros atuais).

O carro recebeu o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, 998 cm3, duplo comando, abertura variável de válvulas e 120 cv do HB20, mais moderno do que o atual 1.6 aspirado (a versão superior manterá o 2.0 aspirado de 157/167 cv, atualizado e 8% mais econômico). Toda a linha vem com câmbio automático de seis marchas, tração dianteira, suspensão McPherson na frente e multibraço atrás, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) e direção com assistência elétrica.

Conteúdo tecnológico e acabamento interno foram aprimorados. Notável a lista de recursos ativos de auxílio ao motorista (ainda que somente nas versões mais caras), alguns só disponíveis em modelos superiores da concorrência, tais como frenagem autônoma ao detectar pedestres e ciclistas, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, controle de cruzeiro e farol alto adaptativos, quatro câmeras para visão de 3600 e câmera no retrovisor direito para monitoramento de ponto cego (exibindo a imagem no quadro de instrumentos ao se acionar o pisca-pisca). Destaque entre os itens de conforto é o sistema Bluelink que, por meio de aplicativo no celular, permite rastrear o veículo, ligar o motor, acionar o ar-condicionado e ajustar a temperatura interna à distância, receber alertas no celular e até acessar as câmeras ao redor do carro para verificar se nada há de suspeito no entorno.

 

Hyundai Creta Nova Geração 2022 na versão superior Ultimate.

 

São quatro as versões, as três primeiras equipadas com motor 1.0 e a superior com 2.0 – a básica externamente diferenciando-se das demais pela grade simplificada, em cor negra e com barras horizontais. É o seguinte o conteúdo de cada uma: a de entrada Comfort traz de série seis airbags, sistema multimídia com tela de 8″, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, limitador de velocidade, faróis halógenos, luzes diurnas de led, câmera de ré, volante com ajuste de altura e profundidade, vidros elétricos e rodas de liga de 16″. A seguinte – Limited – agrega ar-condicionado automático digital com saídas para o banco traseiro, sistema de comunicação e informações Bluelink, carregador sem fio para celular, rebatimento elétrico dos espelhos, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, chave presencial, partida por botão, volante de couro com borboletas para troca de marcha e rodas de liga de 17″. A versãoPlatinum também oferece teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital com tela de 7″, tela multimídia de 10,25″,  seletor de modo de condução (Smart, Eco, Normal e Sport), freio de mão eletrônico, câmera de monitoramento de ponto cego, sistema de visão 3600, assentos de couro sintético na cor marrom e banco do condutor com ventilação. A superior Ultimate, por fim, inclui sistema autônomo de frenagem, alerta de saída da faixa, detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo, faróis e lanternas em led, farol alto adaptativo, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos de couro sintético e interior na cor marrom/bege e rodas de liga de 18″. Pintura em duas cores é oferecida como opcional.

Mantendo índice de nacionalização de 60%, o novo Creta chegará às revendas na segunda quinzena de setembro. O modelo atual continuará a ser vendido “por tempo indeterminado” como opção de entrada, em versão única Action (1.6 l, 128/130 cv e câmbio automático de seis marchas), agora agregando sistema stop & go e sensor de pressão dos pneus.

 

A grade simplificada diferencia a versão de entrada Comfort (à esquerda) das demais.

 

 

 





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