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NOVO FIAT STRADA

Picape líder do mercado ganha substituta

junho 2020

Há 22 anos no mercado e há 20 líder na categoria de picapes leves, a Fiat Strada dá lugar a um modelo radicalmente novo, interna e externamente. Sua apresentação pública virtual aconteceu no início de abril. Pronta para industrialização, contudo, foi vítima da pandemia do coronavírus e somente no segundo semestre passará a ser distribuída às concessionárias.

Com linhas claramente inspiradas no irmão maior Toro, chega na plataforma do Argo, mais leve e utilizando aços de alta e ultra-alta resistência (buscando reduzir custos, a nova picape adotou as portas dianteiras e o para-brisa do pequeno Mobi). A nova Strada é oferecida em duas versões com cabine simples (Endurance e Freedom) e duas com cabine dupla (Freedom e Volcano). A opção com cabine estendida foi eliminada.

As picapes cresceram em comprimento, largura e distância entre eixos. A caçamba da nova cabine-simples tem capacidade de 720 kg ou 1.354 litros, enquanto que a cabine-dupla, agora com quatro portas e cinco lugares, carrega 650 kg ou 844 l. Diferentemente da Toro, a tampa traseira é de folha única, e não bipartida, contando com novo sistema de mola, 60% “mais leve” ao ser manejada. O vão livre foi elevado para 21,0 cm e os ângulos de entrada e saída, respectivamente, para 240 e 26,7 (na cabine-simples) e 28,40 (na dupla). Segundo a Fiat, a cabine-simples (que agora traz pequena vigia atrás da porta, tal como na antiga cabine-estendida) possui a maior capacidade de carga da categoria; a cabine-dupla, por sua vez, é anunciada como a única picape leve do mundo com quatro portas e cinco lugares.

 

Nova picape Strada Freedom.

 

A cabine-dupla foi equipada com o moderno motor Firefly de quatro cilindros, 1.332 cm3 e 101/109 cv vindo do Argo, enquanto que a cabine-simples fica com o 1.4 EVO da geração anterior, com 1.368 cm3 85/88 cv. Ambas têm câmbio manual de cinco marchas, suspensão dianteira McPherson, suspensão traseira por eixo rígido e molas parabólicas, freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás e direção com assistência elétrica (hidráulica na Endurance).

Todas as versões vem, de série, com ar-condicionado, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, E-Locker (bloqueio eletrônico do diferencial acionado por botão), assistente de partida em rampa, volante com ajuste de altura, porta-escada, caçamba com iluminação e rodas de 15″ com calotas.

Freedom traz, ainda, banco do motorista com regulagem de altura, rádio, painel com tela digital de 3,5″, volante multifuncional, vidros, retrovisores e trava elétricos, alarme, faróis de neblina, monitor de pressão dos pneus, brake light, para-choques e retrovisores na cor do carro e rodas de 15″ de alumínio.

A versão top Volcano (que substitui a antiga Adventure) adiciona airbags laterais, central multimídia com tela de 7″, bancos parcialmente revestidos com tecido, volante de couro, vidros traseiros elétricos, sensor de estacionamento, câmera de ré, faróis de leds, pneus de uso misto, filete cromado na grade, capota marítima, santantônio e racks no teto. Não há opcionais.

O modelo antigo permanecerá em produção até o final de 2021, porém somente na versão cabine-simples “de trabalho” Hard Working 1.4.

 

Nova Strada cabine-dupla Volcano.

 

 





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CHEVROLET TRACKER

GM lança seu primeiro SUV leve nacional

abril 2020

Em março a General Motors lançou seu primeiro utilitário esportivo leve produzido no Brasil – o Chevrolet Tracker. Velho conhecido do comprador brasileiro em versões importadas, o carro foi totalmente reformulado e é agora fabricado em São Caetano do Sul (SP).

Há duas décadas vem a GM tentado firmar o nome Tracker no mercado brasileiro, sem sucesso. Pela primeira vez apresentado ao país em fevereiro de 2001, era então simplesmente um Suzuki Grand Vitara dotado de logotipo Chevrolet, trazido da Argentina. Em 2013 passaram a chegar do México versões mais atualizadas, estas concebidas como produtos GM. Durante todo estes anos, contudo, o modelo ocupou franjas do mercado, por vezes com vendas quase simbólicas.

Agora chega um carro completamente novo, projetado para a plataforma Global Emerging Markets – a mesma utilizada pelo Onix e Onix Plus. Desenvolvido na China, o novo modelo é 5 cm mais baixo e levemente mais longo do que o anterior (ainda importado do México): 2,57 m de distância entre eixos e 4,27 m de comprimento (respectivamente 1,2 e 1,5 cm a mais do que o anterior). Seu bagageiro comporta 393 litros.

São duas as opções de motorização, ambas turbo de três cilindros e 12 válvulas com duplo comando e variação de fase na admissão e escapamento: 1.0 de 116 cv e o novo 1.2 de 132/133 cv. Suas demais características técnicas são: tração dianteira (não há opção 4×4), suspensão dianteira independente McPherson, suspensão traseira por eixo de torção com molas helicoidais, freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás e direção com assistência elétrica.

São quatro as versões de acabamento, começando pela básica, sem denominação especial (simplesmente Turbo 1.0 ou 1.2, dependendo do deslocamento do motor), seguida pela LT, LTZ e Premier; há uma versão específica para o público com deficiência física. Turbo 1.0, LT e PCD recebem o motor de um litro, com câmbio manual de seis marchas no primeiro caso (o único com esta opção) e automático de seis marchas nos outros. Turbo 1.2, LT, LTZ e Premier são equipados com o novo motor 1.2 acoplado à caixa automática.

 

     

Novo Chevrolet Tracker Premier.

 

Como já é usual nos produtos Chevrolet, a carro capricha em itens de conectividade, incluindo tela de 8″, acesso à internet de alta velocidade e duas conexões USB para o banco traseiro. De série, desde a versão de entrada, seis airbags (dois frontais, dois laterais e de cortina), ar-condicionado, computador de bordo, controle de estabilidade e tração, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, luzes diurnas de leds, coluna de direção regulável em altura e profundidade, banco do motorista com regulagem em altura, banco traseiro bipartido, sensor de ré, luz de neblina, maçanetas das portas e rack do teto em preto, limpador e lavador do vidro traseiro, retrovisores externos elétricos, spoiler traseiro e rodas de liga de 16″.

A versão LT traz, adicionalmente, grade dianteira parcialmente cromada, maçanetas externas na cor do veículo, colunas adesivadas em preto, rack do teto em cor prata, retrovisores externos na cor do veículo, chave presencial para acesso e partida, sistema start/stop, chave presencial para abertura das portas e partida e câmera de ré.

LTZ adiciona rodas de liga de 17″, volante esportivo, alerta de ponto cego, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.

A versão superior Premier, por fim, vem ainda com friso cromado no entorno inferior das janelas laterais, maçanetas externas na cor do veículo com detalhes cromados, retrovisores externos com luz de direção, para-choques com detalhes em prata, faróis e lanternas de leds, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, assistente de estacionamento automático Easy Park, indicador de distância do veículo à frente, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar.

 

 

 

 

 





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