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RENAULT DUSTER 2021

Chega ao Brasil a versão atualizada europeia

abril 2020

Lançado em 2018 pela Dacia, subsidiária romena da Renault, a versão brasileira do utilitário esportivo Duster foi oficialmente apresentada em março, trazendo acabamento muito melhorado e substancias mudanças estéticas e mecânicas com relação ao anterior, dentre as quais o abandono do motor 2.0 e da tração nas quatro rodas.

Mantida a plataforma antiga, suspensão e estrutura foram reforçadas, esta tornando-se 12,5% mais rígida. O carro ganhou direção com assistência elétrica (em lugar da anterior eletro-hidráulica), volante com ajuste de altura (já era regulável em profundidade), sistema start-stop de ligação do motor, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alerta de ponto cego, sensor crepuscular e sistema de monitoramento com quatro câmeras (uma dianteira, duas nos retrovisores e uma traseira). Só possui dois airbags, porém agora conta com chave-cartão presencial.

Apesar de 4,7 cm mais longo do que o antigo, o novo Duster manteve o mesmo volume do porta-malas – 475 litros. Também permaneceu o estilo geral e a volumetria da carroceria, porém mudou bastante em detalhes: a coluna A e para-brisa estão mais inclinados e são novos capô (mais curto), grade, faróis (com luzes diurnas periféricas de leds), para-choques, rodapé das portas, molduras com luzes de direção e falsas saídas de ar na lateral dos para-lamas dianteiros, barras do teto, lanternas traseiras (quadradas, semelhantes às do Jeep Renegade), tampa traseira, portas e formato da terceira janela lateral. Estranhamente, a Renault exalta, como qualidade, a “menor área envidraçada” do novo modelo. Seu vão livre é de 23,7 cm, com bons ângulos de entrada (300) e saída (34,50).

Internamente, melhoraram acabamento, qualidade dos materiais e isolamento acústico, auxiliado pelos vidros dianteiros mais espessos. O painel e o console central foram redesenhados, ganhando central multimídia com tela de 8″ e possibilidade de personalização, ar-condicionado digital, assentos mais envolventes (com regulagem de altura para o do motorista) e novos revestimento laterais e dos bancos. Também são novos volante e sistema de som com seis alto-falantes.

 

     

Renault Duster Iconic 2021 equipado com pacote Outsider.

 

São três as versões – Zen, Intense e Iconic -, todas com motor 1.6 flex de quatro cilindros e duplo comando de válvulas (1.598 cm3 e 118/120 cv), acoplado a câmbio manual de cinco marchas (somente para versão Zen) ou automático CVT (opcional para Zen e de série para as demais) e tração dianteira; foi mantido o atual tanque de partida a frio.

A versão de entrada Zen traz, de série, ar-condicionado manual, cinto de segurança de três pontos nos cinco lugares, vidro elétrico nas quatro portas, trava elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível bipartido, chave-canivete, barras do teto na cor preta e rodas de aço de 16″. Como opcionais, central multimídia, faróis de neblina, ponteira do escapamento cromada e rodas de liga de 16″.

Intense vem, adicionalmente, com sistema multimídia, ar-condicionado digital, grade, barras do teto e retrovisores externos (elétricos) cromados, maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina, aplique prateado nos para-choques, rodas de liga de 16″, câmera de ré e controlador e limitador de velocidade; como opcional, bancos de couro.

A versão top Iconic, por fim, traz de série sensor crepuscular, sistema com quatro câmeras, sensor de ponto cego, chave-cartão, apoia-braço e rodas de liga de 17″.

Para todas as versões a Renault disponibiliza dois pacotes opcionais de acessórios, instalados na linha de montagem: Tech (rebatimento do retrovisor ao manobrar, apoia-braço e carpete) e Outsider (complemento do para-choque dianteiro, farol de longo alcance, apliques plásticos de proteção das portas e em torno dos arcos das rodas, barras do teto e capas dos retrovisores externos na cor preta).

 

 





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ONIX HATCH 2020

Novo hatch chega dois meses depois do sedã

janeiro 2020

Em setembro de 2019 foi lançada a nova geração Onix , porém somente o sedã – a partir de então denominado Onix Plus – foi oficialmente apresentado (leia aqui). Pouco foi informado sobre o modelo hatch, que chegaria a seguir.

Apresentado em novembro, o novo hatch foi projetado na China, assim como o sedã. Plataforma e carroceria são totalmente novas, construídas com aço de alta resistência. Apesar da distância entre eixos ter crescido somente dois centímetros, o carro ganhou 23 no comprimento (medindo 4,16 m, é 31 cm mais curto do que o três-volumes). O volume do porta-malas é reduzido: somente 275 litros, 14 l inferior ao do modelo anterior.

Acompanhando a boa dotação de itens de segurança do sedã, o hatch traz seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes e controle eletrônico de estabilidade e tração.

O carro vem com o novo motor Ecotec flex de três cilindros e um litro, um dos mais modernos da categoria no país, com bloco e cabeçote de alumínio, 12 válvulas, duplo comando no cabeçote com variação do tempo de abertura das válvulas, coletor de escapamento integrado, correia dentada imersa em óleo, bomba de óleo de duplo estágio com pressão variável e pré-aquecimento de álcool para partida a frio. Com 999 cm3, está disponível em versões aspirada (78/82 cv, associada a transmissão manual de seis marchas) e turbo com injeção multiponto (116 cv, com câmbio manual ou automático, também de seis marchas).

Suas demais características mecânicas são tração dianteira, suspensão McPherson na frente e por eixo de torção e molas helicoidais atrás, freios dianteiros a disco e traseiros a tambor e direção com assistência elétrica.

 

     

Chevrolet Onix 2020.

 

São as seguintes as versões disponíveis:

Onix 1.0, de entrada (motor aspirado, câmbio manual), trazendo seis airbags, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, cinto de segurança de três pontos e encosto para cabeça para os cinco ocupantes, sensor de ré, “trio elétrico”, controle eletrônico de estabilidade e tração, monitor de pressão dos pneus, luz de neblina traseira e rodas de aço de 15″.

LT (motor aspirado ou turbo, câmbio manual ou automático): adicionalmente, vem com sistema de áudio com tela de 7″ e integração a celular, faróis de neblina, rodas de liga de 15″ e controlador de velocidade.

LTZ (turbo, manual ou automático): o mesmo que nas versões anteriores, mais abertura da porta sem chave, carregador de celular sem fio,  computador de bordo, volante com controles de áudio, assistente de partida em rampa e câmera de ré.

Premier (automático, turbo): adiciona lanternas e luzes diurnas de leds, partida por botão, acendimento automático dos faróis, bancos em tecido e couro e rodas de liga de 16″; como opcionais, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento, alerta de ponto-cego e bancos de couro.

A geração anterior do Onix permanece em linha, agora com o nome Joy.

 

 

 





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