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PICAPE RAMPAGE (II)

A primeira RAM nacional em detalhe

setembro 2023

Ao encerrarmos a última edição de LEXICAR, a picape Rampage mal começara a ser desvendada. Ainda assim, por representar uma das principais notícias do trimestre, o lançamento foi devidamente divulgado na página de abertura de nosso portal, em curta matéria, acompanhado de imagens sintéticas e escassos dados técnicos. Duas semanas depois a Stellantis mostrou o carro de corpo inteiro, e é o que também faremos para você a partir de agora.

Primeiro modelo RAM projetado e produzido fora dos EUA, a picape Rampage foi desenvolvida no Brasil tendo como base a plataforma da Toro. Pesando quase duas toneladas, é picape de pequeno porte para os padrões da RAM norte-americana: 2,99 m de distância entre eixos, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura, cinco metros de comprimento (tal como a Toro), 26,4 cm de vão livre para o solo e caçamba com 980 litros de volume. A capacidade de carga é de 1.105 kg na versão a diesel e 750 kg a gasolina.

Cabine-dupla de quatro portas e estrutura monobloco composta por 86% de aços de alta e ultra-alta resistência, traz suspensão totalmente independente (McPherson na dianteira e multilink na traseira), câmbio automático de nove marchas, tração 4×4 com reduzida, freios a disco ventilados nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.

São dois os motores disponíveis, ambos turbo com quatro cilindros e 16 válvulas: Hurricane a gasolina (1.995 cm3 e 272 cv, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando variável de válvulas e injeção direta – importado dos EUA e o mesmo utilizado no Jeep Wrangler) e o Multijet Diesel já utilizado pela Jeeep e Fiat Toro (1.956 cm3 e 170 cv).

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RAM Rebel e R/T.

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A picape foi lançada em três versões – Rebel, Laramie e R/T (Road & Track) – cada uma com seu próprio visual. É o seguinte seu conteúdo de série:

Rebel (diesel ou a gasolina): grade, arcos das rodas e para-choques em preto fosco, sete airbags, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, quadro de instrumentos digital com tela de 10,3″, central multimídia com tela de 12,3″, plataforma de serviços conectados Ram Connect, volante multifuncional com ajuste de inclinação e profundidade, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, assistente de partida em rampa, assistente para descida de vertentes íngremes, controle de velocidade adaptativo, monitoramento de pontos cegos, controle de permanência na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal e detecção de pedestres e ciclistas com frenagem autônoma, partida remota na chave, sensores crepuscular e de chuva, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis, lanternas e iluminação da caçamba de led, tampa da caçamba com abertura elétrica e amortecimento, banco do motorista com ajustes elétricos, revestimento interno em couro, carregamento de celular por indução, rodas de 17″ e pneus All Terrain. Quando equipado com motor a gasolina, ainda agrega escapamento duplo e modo Sport de desempenho.

Laramie (diesel ou a gasolina) recebe grade, acabamentos esternos e para-choque traseiro cromados e ainda inclui revestimento interno de couro marrom e rodas de 18″, além de escapamento duplo e modo Sport, quando com motor a gasolina.

R/T (somente a gasolina) traz arcos das rodas e para-choques na cor da carroceria, teto em preto, faixas decorativas em preto e vermelho no capô, além de suspensão mais firme e rebaixada em 10 mm, modo de desempenho R/T, revestimento interno em couro e suede com costuras vermelhas, escapamento duplo esportivo e rodas de 19″ em preto brilhante.

Todas as versões têm, como opcional, o pacote Elite, que inclui luz ambiente em led, som premium com dez alto-falantes e banco do passageiro com ajustes elétricos. Além desse, estarão disponíveis mais de 35 acessórios Mopar especialmente projetados para a picape, tais como estribos elétricos (inéditos no país), santantônio, capota marítima rígida (elétrica ou manual) ou de lona, engate para reboque, soleira para portas e divisor modular de caçamba.

A Rampage terá garantia geral de três anos.

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RAM Laramie.

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PICAPE RAMPAGE

RAM é nova marca nacional

junho 2023

Ram é um dos significados para a palavra carneiro, em inglês. A figura do animal em posição de ataque foi pela primeira vez utilizada pela norte-americana Dodge, em 1932, como enfeite de capô de seus automóveis. Em 1933, Ram passou a denominar alguns dos modelos de picapes e veículos comerciais da marca. Abandonado no início da década de 50, em 1981 o nome foi retomado para denominar uma picapes Dodge. Em 1996 a figura estilizada da cabeça de um carneiro com grandes chifres tornou-se o logotipo oficial da marca.

Em 2009 o grupo Chrysler, então ainda controlador da Dodge, transformou RAM em marca independente, exclusivamente dedicada à produção de picapes e seus derivados, para ela transferindo o logo do carneiro.

A trajetória recente da Chrysler e de suas subsidiárias é conhecida: em estado pré-falimentar nos últimos anos do século XX, entre 1998 e 2009 passou pelas mãos da alemã Daimler-Benz, entrou em concordata em 2009 e foi salva pelo governo dos EUA – e pelos recursos injetados pelo grupo Fiat, que em 2014 acabou por assumir o controle total da empresa, dando origem à Fiat Chrysler Automobiles – FCA. Em 2019 a FCA também adquiriu os negócios da francesa PSA (leia-se Peugeot e Citroën), dando origem à gigante Stellantis.

A fusão Fiat-Chrysler veio trazer resultados estrondosas para seus negócios no Brasil: ainda em 2014 passou a exportar a picape Strada para o México com a marca RAM 750 e o logotipo do carneiro; em 2015 inaugurou a fábrica Jeep de Pernambuco, desde então tornando-o o SUV mais vendido no país; potencializou a historicamente dinâmica política de lançamentos da Fiat, em seis anos trazendo uma dezena de importantes novidades (entre 2016 e 2022, na ordem, Toro, Mobi, novo Uno, Argo, Cronos, nova Strada, Pulse, Fastback e Abarth); finalmente, logrou ressuscitas as marcas Citroën e Peugeot, então com presença marginal do país.

Na mesma linha, em coerência com sua busca permanente pela ocupação de espaços, desde o início a FCA divulgou as picapes pesadas RAM no Brasil, logrando que, apesar do preço elevado, em poucos anos alcançassem o posto de mais vendidas do país na categoria. Ao mesmo tempo, com vistas ao mercado latino-americano, em 2020 transformava a nova Strada em RAM 700 e, no ano seguinte, criava a RAM 1000 a partir da Toro. Em paralelo, vinha implantando espaços exclusivos para a marca nas concessionárias do grupo, dotando-os de visual exclusivo e mais luxuoso, com meta de alcançar cem pontos de venda até o final de 2023.

Diante deste quadro, talvez não seja tão surpreendente a decisão da Stellantis criar um modelo RAM nacional. O primeiro sinal deste movimento surgiu em agosto de 2022 quando, respondendo à indagação de um jornalista sobre a nacionalização de um modelo da marca, o Presidente do grupo para a América do Sul simplesmente respondeu “muito perto“.

Em abril deste ano, por fim, juntamente com a revelação dos primeiros detalhes da próxima picape média da Fiat (Landtreck, de origem Peugeot), a Stellantis anunciou que uma RAM menor do que as importadas estaria sendo projetada no país, para produção futura na fábrica de Goiana.

Inicialmente citada como RAM 1200, em maio a nova picape ganhou um nome: Rampage. Projetada a partir da plataforma utilizada pela Toro e pelos três modelos nacionais da Jeep, ao longo do mês teve divulgadas as primeiras imagens de detalhes externos e internos e informações técnicas. Desenvolvida no Brasil “em todos os pontos com a participação dos Estados Unidos” e anunciada como “a mais rápida produzida na região“, receberia o motor turbo de quatro cilindros e 1.995 cm3, com bloco e cabeçote de alumínio, intercooler, injeção direta e duplo comando de válvulas variável utilizado no Jeep Wrangler importado. (Com 272 cv e preparado somente para gasolina, certamente o propulsor será transformado em flex e terá potência diferente na versão “nacional”; é provável que também seja oferecida opção diesel.) A picape deverá vir com câmbio automático de nove marchas e tração nas quatro rodas.

A 6 de junho de 2023, recebido em clima de festa na fábrica de Goiana, o Presidente da República deu arranque à produção do novo carro – o primeiro modelo da marca RAM fabricado fora dos EUA. O lançamento oficial ocorrerá no segundo semestre.

 

  

Dois dos poucos detalhes externos da nova RAM Rampage divulgados pela Stellantis até o início de junho.

 

 





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