S-10 E TRAILBLAZER
Picape e SUV Chevrolet mais equipados e com nova frente
maio 2016
Líder há duas décadas no mercado brasileiro de picapes pesadas, porém cada vez mais ameaçada pela renovação da concorrência e, mais recentemente, pelo surgimento de opções médias, a Chevrolet procede à revisão estética e ao enriquecimento dos pacotes de conforto e segurança de seu modelo S-10.
A reestilização foi parcial, quase que inteiramente concentrada na dianteira, que recebeu grade, capô, faróis e para-choque novos. Na traseira, a única mudança notável foi o deslocamento da câmera de ré para a base da maçaneta da tampa da caçamba. Além da recalibração da suspensão, nada mudou na mecânica.
O isolamento acústico foi reforçado, assim como o amortecimento da cabine, que recebeu novos coxins. Muitos novos equipamentos foram agregados: direção com assistência elétrica, faróis com luzes diurnas de led, sensor de ré, alerta de colisão dianteira, alerta de mudança de faixa, acionamento de ignição à distância e bancos e volante revestidos de couro.
O painel foi redesenhado e novos sistemas de multimídia agregados, compreendendo mais de 20 funções, entre as quais pedido de assistência médica, solicitação de socorro mecânico e o inédito “alerta de valet“, que envia mensagem ao proprietário caso o manobrista se afaste mais de 500 m com o carro.
É grande o número de configurações possíveis, resultado da combinação de dois tipos de cabine (simples ou dupla), dois motores (2.5 flex de 206 cv ou 2.8 turbo diesel de 200 cv), duas opções de câmbio (manual ou automático de seis marchas), duas de tração (4×2 ou 4×4) e sete de acabamento (Chassis Cab, LS, LT, LTZ, Advantage, Free Ride e High Country).
Também a enorme station Trailblazer ganhou retoques na dianteira e novos equipamentos, acompanhando as novidades trazidas pela picape.

VOLARE CINCO
Mais um projeto original da subsidiária da Marcopolo
Marca criada em 1998 pela Marcopolo – um dos maiores fabricantes de carrocerias do planeta -, a Volare foi responsável pelo lançamento dos primeiros mini-ônibus do país. A nova categoria vinha preencher um vazio no mercado, então dominado pelas vans, que não oferecia sucedâneos adequados, em caso de necessidade de veículos de maior capacidade, porém menores e mais leves do que os micro-ônibus.
O enorme sucesso obtido com o lançamento logo alçou a Volare à liderança no segmento de veículos leves para o transporte de passageiros, levando a Marcopolo a transformá-la em unidade de negócios específica e, a partir de 2005, a dotá-la de independência gerencial, com direito a diretoria, engenharia e políticas próprias.
Mantendo a tradição de pioneirismo e criatividade, confirmada por diversos outros inspirados lançamentos ao longo dos anos, a empresa acaba de apresentar o modelo Cinco, veículo de porte intermediário entre vans e mini-ônibus. Com PBT de 5,0 t, tem estrutura monobloco tubular, revestimento externo em plástico moldado e vidros colados. O Cinco vem equipado com motor dianteiro diesel Cummins (quatro cilindros em linha, 2,8 l e 150 cv), câmbio manual de cinco marchas, tração traseira com rodado duplo, suspensão por molas parabólicas, freios a disco na frente e a tambor atrás, com ABS, e direção hidráulica. Painel de instrumentos e acabamento interno têm padrão automobilístico, vindo a versão superior com central multimídia equipada com GPS, DVD, entrada USB e câmera de ré.
O comprimento de 6,70 m e as dimensões internas (1,93 m de altura e 1,90 m de largura) permitiram a instalação de fileiras de três lugares, com corredor central e acesso por porta única, localizada à direita, dotando o novo veículo da acessibilidade dos mini-ônibus e do conforto das vans, com muito mais espaço para bagagens do que estas.
Produzido na nova fábrica de São Mateus (ES), o Volare Cinco será disponibilizado em três versões – Escolar, Executivo e Executivo Plus -, com capacidade variando entre 13 e 20 passageiros.
