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AS NOVIDADES DE SETEMBRO

Sandero R.S. e Hyundai iX35

setembro 2015

Dois novos carros brasileiros chegaram ao mercado em setembro: a versão esportiva de um hatch de série e a renovação estilística de um SUV.

 

Renault Sandero R.S.

Com pré-estreia mundial em junho, no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, o esportivo acaba de chegar ao Brasil. Não se trata, no caso, simplesmente de um comportado carro de família enfeitado com adereços jovens e vistosos, mas de um verdadeiro upgrade comportamental, obtido por meio de intervenções certeiras no motor, suspensão e freios de um carro de série relativamente barato.

Primeiro automóvel da divisão RenaultSport (responsável pelos carros de alta performance da marca francesa) desenvolvido fora da Europa, o Sandero R.S. chegou com motor 2.0 flex e câmbio de seis marchas, ambos trazidos do Duster e devidamente reconfigurados.

Com os acertos, o motor atingiu 150 cv e 20,2 kgf.m de torque (a álcool). À caixa (que recebeu comando a cabo) foram agregados três modos de condução: Standard, Sport e Sport+. A suspensão foi enrijecida e rebaixada em uma polegada; além disso o carro ganhou freios a disco nas quatro rodas, direção eletro-hidráulica, assistente de partida em rampas e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Externamente o R.S. recebeu rodas de liga na cor grafite, novos para-choques, defletor na dianteira, spoiler na traseira, faixas decorativas nas laterais, luzes de posição com leds e escapamento duplo. No interior, bancos de couro e volante de menor diâmetro.

Segundo a Renault, o R.S. alcança 202 km/h de velocidade máxima quando alimentado com álcool, acelerando de 0 a 100 km/h em oito segundos. Testado com admiração por três especialistas do site autoentusiastas, foi aclamado como Carro-diversão pelo jornalista e piloto Bob Sharp.

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Renault Sandero R.S.

 

Hyundai New ix35

Certamente alertado pelo acirramento da concorrência, responsável nos últimos meses por três importantes lançamentos (Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade), a Hyundai-CAOA procedeu à primeira renovação estética de seu SUV ix35. (O carro é montado em Goiás com reduzido conteúdo nacional.)

As mudanças se concentraram no exterior: são novos a grade, os para-choques, os arremates laterais, as lanternas com leds e as rodas. A mecânica permaneceu a mesma: motor flex de quatro cilindros, 1.998 cm3 e 167 cv, câmbio automático de seis marchas, tração dianteira e suspensão MacPherson na frente e por braços duplos atrás.

Três versões foram disponibilizadas (era apenas uma): “de entrada”, “intermediária” (correspondente à anterior única) e “topo de linha”, diferenciando-se entre si apenas pelos equipamentos e acabamentos internos oferecidos. Todas elas possuem sistema de som, ar condicionado com saída para o banco de trás, airbags, sensores de faróis e estacionamento e retrovisores rebatíveis. A “intermediária” vem com GPS, câmera de ré, sistema start/stop, comandos no volante e piloto automático. Na versão top, bancos e volante de couro (o do motorista com regulagem elétrica), airbags laterais, controles de estabilidade e tração e teto-solar panorâmico.

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Hyundai New ix35.





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UP! TSI

Motores pequenos turbinados: a Volkswagen dita tendência

setembro 2015

No final de julho a Volkswagen colocou no mercado um motor turboalimentado com injeção direta para a linha up!. O objetivo do lançamento, contudo, não foi incrementar o desempenho do moderno carrinho. Embora potência e torque tenham aumentado substancialmente, o motivo da turboalimentação foi economizar combustível e reduzir emissões. (Ao ser injetado ar sob alta pressão no motor, são otimizadas a queima do combustível e a qualidade dos gases liberados).

A solução é tendência mundial – que o diga o pequenino Smart Fortwo, que há anos dispõe de versão turbo. A própria Volkswagen do Brasil já teve em linha um motor “mil” turbinado no passado – o 1.0 de 16 válvulas, que a partir de 2000 por algum tempo equipou Gol e Parati. Esta é a primeira vez, porém, que um turbo é instalado em um carro flex de pequeno porte.

O TSI não caracteriza um novo modelo; é apenas uma nova opção de motor, que pode equipar todas as versões da linha up!, exceto a de entrada take up!. Mas que motor! Com ele, pagando R$ 3.100 a mais, ganha-se 30% em potência e incríveis 61,5% em torque com relação ao motor aspirado MPI – à parte os excelentes resultados obtidos em aceleração, tempo de retomada e velocidade final.

Saltam à vista os números comparativos entre os dois motores (MPI vs TSI, com etanol): potência, 82 vs 105 cv; torque, 10,4 vs 16,8 kgf.m; velocidade máxima: 165 vs 184 km/h; arrancada de 0 a 100 km/h: 12,4 vs 9,1 s. O aumento de potência é ainda mais significativo com gasolina: 75 vs 101 cv.

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red up! com motor TSI.

O TSI foi desenvolvido a partir do MPI aspirado de três cilindros e 999 cm3 hoje presente no up! e Fox. O aumento exponencial das cargas dinâmicas provocadas pela aplicação do turbocompressor e da injeção direta, no entanto, obrigaram a profundas mudanças no projeto inicial do motor. Todos os órgãos internos foram redimensionados ou receberam tratamentos especial – do virabrequim, mancais e pistões ao cabeçote e volante. Os dois eixos de comando ganharam controle variável (no MPI disponível somente na admissão) e foi agregado um terceiro circuito de refrigeração, com intercooler no coletor de admissão e radiador adicional.

O grande aumento no torque impediu o uso do câmbio semiautomático I-Motion. Assim, o TSI vem sempre com o caixa manual de cinco marchas, porém com relação do diferencial alongada. Com o novo motor também vieram coxins hidráulicos, discos de freio redimensionados e controle eletrônico de tração.

Externamente, apenas três detalhes diferenciam as versões MPI e TSI do move up!, high up!, cross up!, white up!, red up! e black up!: extremidade dianteira 4 cm mais longa, abrindo espaço para alojar o radiador complementar; parte inferior da tampa traseira pintada de preto, aproximando o up! nacional do modelo europeu (onde para-brisa e tampa da mala são peça única de vidro); e inscrição TSI fixada à direita da tampa traseira. Para comemorar o lançamento do novo motor a Volkswagen criou uma série especial: speed up!.

Segundo testes oficiais do Inmetro, o up! TSI é hoje o automóvel mais econômico – ou energeticamente mais eficiente – do Brasil: dentre 607 veículos testados pelo órgão em 2015, o up! só perde para três modelos híbridos importados.

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A Volkswagen preparou a série especial speed up! para festejar a chegada do motor TSI.





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