Novidades

DUSTER OROCH E HB20

Novidades de outubro: nova "dobradinha" Renault-Hyundai

novembro 2015

Após o lançamento do esportivo Sandero R.S. e da reestilização do SUV ix35, em setembro, Renault e Hyundai reaparecem em outubro como responsáveis pelas novidades mais importantes do mês: a comercialização da nova picape Oroch e a atualização do desenho da linha HB20.

 

Picape Renault Duster Oroch

Apresentada como conceito no último Salão do Automóvel de São Paulo, no final de 2014, e com pré-estreia mundial em junho passado, no Salão de Buenos Aires, a nova picape Renault acaba de chegar às concessionárias brasileiras da marca.

Lançamento inédito, é a primeira picape de porte médio disponível no mercado, a única no momento a ocupar o espaço existente entre as picapes leves, derivadas de automóveis pequenos (Chevrolet Montana, Fiat Strada, Volkswagen Saveiro), e as pesadas (as nacionais Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier e as importadas Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok), montadas sobre chassis tipo escada.

À semelhança das picapes leves, também a Oroch é derivada de um automóvel; ao contrário delas, porém, é descendente direta de um SUV – o Duster  – um veículo resistente, próprio para aplicações mais duras e condições desfavoráveis de solo. Do Duster a Oroch herdou a estrutura monobloco, mais leve e flexível, indisponível nas picapes pesadas. O acerto da decisão da Renault por ocupar tal nicho fica claro ao se comparar as dimensões e o peso total da Oroch com um modelo leve (Fiat Strada) e um pesado (S10): 4,47, 4,69 e 5,35 m de comprimento e 1.235, 1.346 e 1.806 kg de peso vazio, respectivamente para Fiat, Renault e Chevrolet.

Projetada a partir da plataforma do Duster (devidamente reforçada), com o qual compartilha 70% dos componentes mecânicos e da carroceria (inclusive capô, grade, faróis, para-brisa, portas e para-lamas dianteiros), a picape é contudo 36 cm mais longa e possui 15 cm a mais na distância entre-eixos. Cabine-dupla de quatro portas para cinco passageiros, comporta 650 kg de carga em sua caçamba de 683 l, além de outros 400 kg rebocáveis.

Possui duas opções de conjunto motor, ambas flex: 1.598 cm3 16 válvulas de 110/115 cv com câmbio manual de cinco marchas e 1.998 cm3 16v de 143/148 cv com câmbio manual de seis marchas. O carro será inicialmente fornecido apenas com tração dianteira. As quatro rodas trazem suspensão independente (McPherson na dianteira, multilink atrás) e freios a disco (ventilados na frente) com ABS.

São duas as versões oferecidas: Expression (1.6), que vem com ar condicionado analógico, vidros e travas elétricas, sistema de som, volante multifuncional, duplo airbag e protetor de caçamba; e Dynamique (1.6 e 2.0), adicionalmente trazendo, entre outros itens, sensor de estacionamento, central multimídia com GPS, piloto automático, faróis de neblina, volante de couro e pneus de uso misto.

A Renault projetou para a Oroch alguns acessórios úteis e funcionais, como suporte no teto para bicicletas e pranchas de surf, baú com chave fixado na caçamba com a função de porta-malas e extensor de caçamba ampliando em 306 l o volume total disponível e elevando o comprimento da diagonal de 1,35 para 2,00 m. Há também itens decorativos, como o kit Outsider, que inclui quebra-mato com faróis adicionais, alargador de para-lamas, grade de proteção da vigia traseira e tampão marítimo.

Lançamento inteligente, pode-se prever um futuro luminoso para a Duster Oroch, onde reinará sozinha no mercado. Pelo menos até o surgimento da picape Fiat Toro, prometida para o primeiro semestre do próximo ano, da qual o fabricante mineiro se antecipou em divulgar as primeiras imagens, na semana mesma do lançamento da Renault.

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Renault Duster Oroch Dynamique

 

Hyundai HB20 2016

Especialmente projetado para o Brasil, o Hyundai HB20 encontrou excepcional receptividade do mercado, alçando a marca coreana à quinta posição entre os maiores fabricantes nacionais de automóveis. Lançado há três anos e com meio milhão de unidades vendidas, o carro chega à seu primeiro facelift.

Inicialmente disponível apenas para a versão hatch, a atualização do modelo envolve mudanças estéticas, mecânicas e de acabamento. Externamente, além de novos para-choques e dos retoque nas lentes das lanternas traseiras, o carro ganhou nova grade – inspirada no conceito HB20 R-spec, exibido no último Salão do Automóvel – e, para a versão top Premium, luzes de posição com leds na dianteira.

As caixas de câmbio manuais e automáticas acopladas ao motor 1.6 foram substituídas por modelos mais modernos, de seis marchas. Os motores 1.6 e 1.0 tiveram diversos componentes internos redesenhados, de modo a reduzir o atrito e torná-los energeticamente mais eficientes (teria sido obtido incremento de 6,5% na economia de combustível, segundo medições do Inmetro). Potência e torque se mantiveram, porém a velocidade máxima aumentou pela adoção da 6a marcha overdrive. O pequeno tanque para partida a frio foi eliminado no 1.6 flex. (Em tempo: os novos câmbios não foram disponibilizados para o modelo 1.0, que permanece com a antiga caixa manual de cinco marchas.)

Também internamente as melhorias (algumas delas opcionais) não foram estendidas a todas as versões, mas somente à Premium: ar condicionado digital, airbags laterais, retrovisores elétricos rebatíveis, nova central multimídia e bancos e revestimentos de couro marrom.

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HB20 hatch Premium 2016





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AS NOVIDADES DE SETEMBRO

Sandero R.S. e Hyundai iX35

setembro 2015

Dois novos carros brasileiros chegaram ao mercado em setembro: a versão esportiva de um hatch de série e a renovação estilística de um SUV.

 

Renault Sandero R.S.

Com pré-estreia mundial em junho, no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, o esportivo acaba de chegar ao Brasil. Não se trata, no caso, simplesmente de um comportado carro de família enfeitado com adereços jovens e vistosos, mas de um verdadeiro upgrade comportamental, obtido por meio de intervenções certeiras no motor, suspensão e freios de um carro de série relativamente barato.

Primeiro automóvel da divisão RenaultSport (responsável pelos carros de alta performance da marca francesa) desenvolvido fora da Europa, o Sandero R.S. chegou com motor 2.0 flex e câmbio de seis marchas, ambos trazidos do Duster e devidamente reconfigurados.

Com os acertos, o motor atingiu 150 cv e 20,2 kgf.m de torque (a álcool). À caixa (que recebeu comando a cabo) foram agregados três modos de condução: Standard, Sport e Sport+. A suspensão foi enrijecida e rebaixada em uma polegada; além disso o carro ganhou freios a disco nas quatro rodas, direção eletro-hidráulica, assistente de partida em rampas e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Externamente o R.S. recebeu rodas de liga na cor grafite, novos para-choques, defletor na dianteira, spoiler na traseira, faixas decorativas nas laterais, luzes de posição com leds e escapamento duplo. No interior, bancos de couro e volante de menor diâmetro.

Segundo a Renault, o R.S. alcança 202 km/h de velocidade máxima quando alimentado com álcool, acelerando de 0 a 100 km/h em oito segundos. Testado com admiração por três especialistas do site autoentusiastas, foi aclamado como Carro-diversão pelo jornalista e piloto Bob Sharp.

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Renault Sandero R.S.

 

Hyundai New ix35

Certamente alertado pelo acirramento da concorrência, responsável nos últimos meses por três importantes lançamentos (Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade), a Hyundai-CAOA procedeu à primeira renovação estética de seu SUV ix35. (O carro é montado em Goiás com reduzido conteúdo nacional.)

As mudanças se concentraram no exterior: são novos a grade, os para-choques, os arremates laterais, as lanternas com leds e as rodas. A mecânica permaneceu a mesma: motor flex de quatro cilindros, 1.998 cm3 e 167 cv, câmbio automático de seis marchas, tração dianteira e suspensão MacPherson na frente e por braços duplos atrás.

Três versões foram disponibilizadas (era apenas uma): “de entrada”, “intermediária” (correspondente à anterior única) e “topo de linha”, diferenciando-se entre si apenas pelos equipamentos e acabamentos internos oferecidos. Todas elas possuem sistema de som, ar condicionado com saída para o banco de trás, airbags, sensores de faróis e estacionamento e retrovisores rebatíveis. A “intermediária” vem com GPS, câmera de ré, sistema start/stop, comandos no volante e piloto automático. Na versão top, bancos e volante de couro (o do motorista com regulagem elétrica), airbags laterais, controles de estabilidade e tração e teto-solar panorâmico.

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Hyundai New ix35.





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