Novidades

EM MAIO

No próximo mês, uma festa para os "busólogos"

março 2015

Em maio LEXICAR trará quase meia centena de marcas de veículos nos verbetes iniciados pelas letras N e O e nas centenas de fotografias que os acompanharão.

Assim como abril, este também será um mês rico para os amantes dos ônibus. Contaremos a história de grandes e pequenas empresas, extintas ou em operação, das quase desconhecidas gaúchas Nilo e Ott às célebres Nicola e Nielson, respectivamente precursoras da gigante Marcopolo e da Busscar, que depois de anos de glória hoje vive gravíssima crise. Também Neobus e Nimbus estarão presentes no site.

Sob o título genérico “Ônibus” falaremos dos inúmeros e desconhecidos pequenos fabricantes que por longos anos, espalhados por todo o país, desde um século atrás supriram as necessidades locais com suas carrocerias artesanais de madeira.

Mas não estaremos, é claro, restritos a ônibus e carrocerias. Quase todos os segmentos da indústria de veículos estarão representados nas letras N e O. Serão destaques a Nissan, nos segmentos de automóveis e utilitários, a New Holland, nas máquinas agrícolas e de construção, e, “representando” os protótipo e carros de pequena série, o quase inédito Óbvio!, a criação de Anísio Campos há mais de dez anos em desenvolvimento.





GmailFacebookTwitter

162 NOVAS MARCAS EM ABRIL

No próximo mês chegam as letras L e M

fevereiro 2015

Abril será um mês rico de novidades em LEXICAR. Serão muitas centenas de imagens acompanhando textos relativos a 162 novas marcas, relativas aos mais diversos segmentos da indústria automobilística nacional.

A marca “âncora” do mês será a Mercedes-Benz, introdutora dos ônibus monobloco no país e por muitas décadas o maior produtos brasileiro de caminhões e chassis. Primeira a se comprometer com o governo brasileiro em nacionalizar seus produtos, foi a pioneira na fundição de blocos de motor no hemisfério sul e líder na difusão do uso do diesel como combustível.

Abril, aliás, será o mês dos ônibus em nosso site. Além da Mercedes-Benz, contaremos a história de mais um fabricante de chassis (a Magirus), de dois construtores de monoblocos (Mafersa e Massari) e de nada menos de nove marcas de carrocerias – da quase desconhecida Lopes Saes à Marcopolo, uma das maiores do planeta, passando pela extinta Metropolitana, introdutora da estrutura de alumínio nos ônibus brasileiros.

Também falaremos de alguns fora-de-série que marcaram a história da nossa indústria: Malzoni, criadora de esportivos pioneiros, que levariam à constituição da Puma, Lafer, cuja réplica MP foi das poucas a conquistar o mercado externo, além do moderno Miura, do Lorena e do mais recente  Lobini.

Além de 14 marcas de buggies, as letras L e M trarão, entre muitos outros, o relato da trajetória brasileira da Land Rover e da Mitsubishi, do grande produtor de máquinas agrícolas Massey Ferguson, da brasileira Müller, fabricante de equipamentos de construção, e da indústria de motores MWM.





GmailFacebookTwitter
1 31 32 33 34 35 37