Novidades

TRÊS MESES DE LEXICAR BRASIL

O que vimos até aqui?

dezembro 2014

1 de outubro de 2014: lançamento do site LEXICAR BRASIL, iniciado com o registro de muitas dezenas de fabricantes brasileiros de veículos – existente, extintos ou com planos de produção jamais concretizados – com nomes iniciados pela letras A, B e C.

Já agregamos as letras D e F. Hoje estaremos postando as muitas marcas iniciadas por F, incluindo as tão aguardadas FNM, Fiat e Ford. Nosso programa editorial vem sendo seguido conforme programado: a cada dia 1o lançamos textos e imagens vinculados a uma, duas ou três letras iniciais, de modo que, no segundo semestre de 2015, possamos ter todo nosso conteúdo disponibilizado.

O que vimos até aqui, nestes dois meses e meio?

480 textos foram postados entre A e F: tratam da história de marcas famosas ou desconhecidas, de protótipos que não chegaram à fase de industrialização, de veículos de competição, de máquinas agrícolas e de construção, de instituições de ensino ou de fomento tecnológico; e de muito mais… Um rápido balanço mostra a seguinte distribuição:

  • 32 indústrias projetadas, em fase de instalação ou jamais implantadas
  • 46 marcas de automóveis de produção seriada ou de pequenas séries
  • 33 fabricantes de réplicas
  • 96 fabricantes de buggies, bajas ou gaiolas
  • 33 empresas transformadoras de picapes em cabines-duplas e stations
  • 35 fabricantes de carrocerias de ônibus
  • 33 produtores de máquinas agrícolas
  • 32 indústrias de equipamentos de construção
  • 33 construtores de carros de competição

Além destes, você dispõe em LEXICAR BRASIL de um conjunto de quase três centenas de marcas de caminhões, chassis de ônibus, veículos militares, picapes, vans, veículos elétricos, guindastes, empilhadeiras, karts, triciclos, motor-homes… Um universo a explorar.

Mais de 3.400 imagens foram até agora postadas. Todo o Brasil está aqui representado: temos buggies fabricados em Sergipe e Rio Grande do Norte e tratores produzidos no Paraná e Rio Grande do Sul; jipes cearenses e automóveis mineiros; ônibus catarinenses e carros fora de série pernambucanos; caminhões fluminenses e gaúchos; monopostos de competição de Brasília e Joinville. E muitos produtos paulistas, naturalmente.

Neste período visitamos duas mostras importantes e, na página de abertura do site, relatamos seus lançamentos: O 28o Salão do Automóvel e a 10a Fetransrio. Através do canal Fale Conosco recebemos grande número de consultas e diversas contribuições: a todos agradecemos.

Continuem desfrutando de LEXICAR BRASIL.

Que 2015 permaneça um ano fértil de ideias, profícuo e criativo.

 

ÓTIMO NATAL E FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!





GmailFacebookTwitter

DUAS NOVAS LETRAS EM FEVEREIRO

Mais de 550 fotos chegarão com as letras G e H


Dia 10 de fevereiro serão postados os 78 verbetes iniciados pelas letras G e H.

Com G têm começo os nomes de três fabricantes que marcaram profundamente a história da indústria brasileira de veículos – trajetória que teve início com a Grassi, à qual LEXICARBRASIL atribui o papel de marco fundador do setor.

Fundada no limiar do século XX, a Grassi foi a primeira empresa brasileira dedicada à fabricação de carrocerias de automóveis, foi quem introduziu no mercado os primeiros veículos nacionais especialmente projetados para o transporte coletivo e por mais de três décadas foi a principal fornecedora de carrocerias de ônibus do país, com alguns modelos jamais igualados.

Outra pioneira foi a Glaspac, fabricante dos primeiros buggies brasileiros, em 1968, e das primeiras réplicas do AC Cobra aqui produzidas. O terceiro marco foi a Gurgel, primeira empresa de controle nacional que ousou construir em série automóveis totalmente projetados no Brasil, do motor aos processos de industrialização. Com projeção internacional por seus jipes Xavante e Carajás, a Gurgel também foi pioneira no desenvolvimento de veículos elétricos e carros urbanos.

Com a letra H chegará a história da Hofstetter, pequeno fabricante de um dos automóveis mais exclusivos e originais de nossa história. Também falaremos da Honda, de chegada tardia no Brasil, mas com presença marcante pela atualidade técnica e estilística de seus automóveis. Em verbete específico trataremos brevemente dos quadriciclos Honda.

A letra H também trará outro fabricante de origem oriental, de instalação ainda mais recente, porém de atuação igualmente ousada: a Hyundai, que em curtíssimo lapso de tempo conquistou para seu primeiro automóvel nacional o título de Carro do Ano e uma invejável posição entre os mais vendidos do país.





GmailFacebookTwitter
1 31 32 33 34 35