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Escritório de engenharia de automóveis e oficina de criação de protótipos criada em São Paulo (SP), em 2008, pelo piloto profissional Alaor Espósito e por Fabio Birolini, engenheiro egresso da Chamonix e coordenador de desenvolvimento do GT Lobini.

Desde o surgimento, conforme enuncia sua razão social – EBtech Projetos Automotivos Especiais -, a empresa se dedica à concepção e construção de protótipos, participando parcial ou integralmente de seu desenvolvimento. Utilizando ferramentas digitais de última geração, é especializada no projeto de chassis e suspensões e no desenho, moldagem e transformação de carrocerias, além da montagem do veículo completo. Também presta serviços de gerenciamento e acerto dinâmico em projetos de terceiros. (A firma foi responsável, entre outros, pelos ajustes dinâmicos da réplica Ford GT 40, da Americar.)

Alguns projetos de repotenciamento e revisão estrutural de automóveis merecem registro: A111S (novo chassi e mecânica moderna instalados em carroceria original do Willys Interlagos), Dardo Race (automóvel Dardo com motor Fiat 1.6 preparado e gaiola de reforço padrão FIA para provas esportivas na categoria Classic), 356 ZK (réplica Porsche 356 com novo chassi, bitola traseira alargada e motor transversal Ford ou VW) e F401 (completa revisão estrutural do antigo protótipo Mythos).

Mais recente é o projeto Fox VR6. Inspirando-se em alguns exemplos estrangeiros de transformação de automóveis populares em modelos de alta performance (como o Renault Clio V6, de 2003), a EBtech preparou seu protótipo a partir de um Volkswagen Fox básico. Projeto complexo, envolveu a instalação na traseira de um motor VW VR6 (um V6 com ângulo reduzido entre as duas linhas de cilindros, aplicado ao Golf exportado), o desenho e construção de um sub-chassi tubular para receber o novo conjunto motor, a total transformação dos sistemas elétrico e de arrefecimento, a instalação de freios a disco nas quatro rodas e as consequentes alterações na carroceria, incluindo grandes entradas de ar para o motor nas laterais.

Talvez a mais conhecida realização da empresa, o protótipo G2 nasceu da conclusão de um projeto de 1988, abandonado por 14 anos e retomado em 2008.  Inspirado na Ferrari F40, possuía tração integral, motor Corvette de 350 cv e suspensão independente por triângulos superpostos. Quando da conclusão, o projeto foi atualizado e algumas mudanças introduzidas.

No extremo oposto da sofisticação e quase desconhecido é o projeto Golfini – pequeno carro elétrico “portátil” para campos de golfe, capaz de ser transportado no porta-malas de uma caminhonete média. O veículo foi desenvolvido em conjunto com a empresa Sistek, que pretendia colocá-lo em produção regular.

<ebtech.com.br>





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