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Indústria de implementos agrícolas de Veranópolis (RS), incorporada em 1977 por Ildo Parise, agricultor com grande pendor para o desenvolvimento de engenhos mecânicos. Em 1964, Ildo criou uma enxada rotativa para o preparo do solo, acionada por motor de 3 ¼ cv, que foi colocada em produção pela empresa Boito e obteve grande sucesso comercial.

Novos implementos foram concebidos, até que fundou sua própria empresa, com o nome Ipacol Máquinas Agrícolas Ltda.. Através dela, em 1980 lançou um tuque-tuque (nome dado no Sul aos pequenos caminhões utilizados nas áreas rurais dos estados do Sul, sucedâneos do Jeep Willys, muitas vezes de construção artesanal), equipado com tração nas quatro rodas e motor diesel refrigerado a ar, do qual a Ipacol era representante. O veículo foi fabricado por alguns anos, à média de quatro unidades mensais.

No início da década de 2010 a linha da Ipacol compreendia mais de 20 produtos. Eram distribuidores de adubo e calcáreo, vagões forrageiros e de grãos, pás carregadeiras, roçadeiras e carretas, a maior parte deles embarcados ou rebocados. Havia dois equipamentos autopropelidos. O primeiro – VF MM 1.4 Minimix – era um vagão forrageiro misturador de três rodas, para alimentação de rebanhos de pequeno porte, com capacidade de 700 kg ou 1,4 m³. O veículo dispunha de tração traseira, transmissão hidráulica, freios a disco e duas opções de motor – a gasolina de 6,5 cv e diesel de 6,0 cv –, podendo receber tração dianteira e ser equipado com alguns acessórios.

O segundo, lançado em 2011, era a colhedora autopropelida de forragem CFA 2000. Dotada de motor diesel turbo Mercedes-Benz de 6,3 l e 260 cv e transmissão hidrostática, podia ser equipada com plataformas de corte específicas para pasto (com 4,2 m de largura), para milho e sorgo e plataforma recolhedoras de forragem (ambas com 3,0 m). A cabine, com dois lugares, contava com ar condicionado, calefação, coluna de direção ajustável e câmera de ré com monitor de 7″. Um modelo mais potente veio tomar seu lugar três anos depois – CFA 2000 S3, com motor Mercedes-Benz de 7,2 l e 326 cv – , mantendo todas as demais características técnicas e implementos.

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