> KOIZIZTRAÑA

KOIZIZTRAÑA | galeria

Protótipo de gaiola pesada projetado e construído em 1982 pela equipe da revista Motor3, coordenada por José Luiz Vieira, patrono do jornalismo automobilístico brasileiro. O objetivo dos jornalistas era criar um veículo multiuso, montado a partir de componentes de automóveis usados, intencionalmente não utilizando elementos Volkswagen, já que a marca alemã era a supridora quase exclusiva para tudo quanto fosse fora-de-série nacional.

Para contrastar com a universalizada mecânica VW, Motor3 escolheu utilizar como base do protótipo um Ford Landau 1977 acidentado. Apresentado no XII Salão do Automóvel sob a configuração de confortável gaiola de quatro lugares com pneus fora-de-estrada, o carro poderia dar origem a picapes, stations, jipes ou qualquer outro modelo de veículo, aberto ou fechado, para lazer ou trabalho, com motor a gasolina ou álcool, com caixa automática ou manual.

Do Ford original, além do motor foram aproveitados o chassi completo (eliminados os dois balanços), parte do assoalho, a parede corta-fogo e o a-brisa dianteiro. A estrutura da gaiola foi composta por grossos tubos de seção circular. Como acabamento, o carro recebeu apenas bancos esportivos e para-lamas de fibra de vidro de estilo motociclístico, além da obrigatória instalação de faróis, lanternas e extintor de incêndio. O Koizyztraña pesava quase 60% a menos do que o Landau, resultando em excelente relação peso-potência e ótima aceleração.





GmailFacebookTwitter