> LINSHALM

LINSHALM | galeria

Oito anos depois de chegar ao Brasil, em 1929, o imigrante austríaco Johannn Linshalm se fixou em Timbó (SC), onde abriu uma marcenaria para a construção de carroças e carretas de tração animal, sua especialidade. Como natural desdobramento desta atividade, Johann foi induzido a atender a outras demandas da comunidade local, esporadicamente fornecendo carrocerias de madeira para veículos de carga e passageiros. Este serviço acabou por se constituir em sua ocupação principal, levando-o a fundar a Carrocerias Linshalm Ltda., que ainda hoje opera, administrada pela terceira geração da família, fabricando furgões e semi-reboques.

Suas primeiras carrocerias inteiramente metálicas para caminhões foram executadas em 1970. Antes disto, porém, por mais de uma década, entre o final dos anos 40 e o início dos 60, a empresa reformou ônibus e fabricou caminhonetes e cabines-duplas de quatro portas sobre chassis-cabines, picapes e caminhões leves, tangenciando todo o período de gestação e nascimento da indústria automobilística brasileira.

Sempre de construção artesanal, seus veículos foram se aprimorando à medida que se desenvolvia a indústria nacional e recursos materiais se tornavam disponíveis. Esta transição pode ser constatada nas fotografias da galeria abaixo: partindo de chassis importados, com estrutura e revestimento de madeira e acabamento espartano, os carros ganharam carrocerias metálicas e melhor apresentação, até chegarem ao requinte do bem acabado três-volumes, desenvolvido sobre a picape Chevrolet nacional de 1959, com vidro panorâmico traseiro (do Ford F-100), cromados e pintura em duas cores.

<linshalm.com.br>





GmailFacebookTwitter