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AS NOVIDADES DE SETEMBRO

Sandero R.S. e Hyundai iX35

setembro 2015

Dois novos carros brasileiros chegaram ao mercado em setembro: a versão esportiva de um hatch de série e a renovação estilística de um SUV.

 

Renault Sandero R.S.

Com pré-estreia mundial em junho, no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, o esportivo acaba de chegar ao Brasil. Não se trata, no caso, simplesmente de um comportado carro de família enfeitado com adereços jovens e vistosos, mas de um verdadeiro upgrade comportamental, obtido por meio de intervenções certeiras no motor, suspensão e freios de um carro de série relativamente barato.

Primeiro automóvel da divisão RenaultSport (responsável pelos carros de alta performance da marca francesa) desenvolvido fora da Europa, o Sandero R.S. chegou com motor 2.0 flex e câmbio de seis marchas, ambos trazidos do Duster e devidamente reconfigurados.

Com os acertos, o motor atingiu 150 cv e 20,2 kgf.m de torque (a álcool). À caixa (que recebeu comando a cabo) foram agregados três modos de condução: Standard, Sport e Sport+. A suspensão foi enrijecida e rebaixada em uma polegada; além disso o carro ganhou freios a disco nas quatro rodas, direção eletro-hidráulica, assistente de partida em rampas e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Externamente o R.S. recebeu rodas de liga na cor grafite, novos para-choques, defletor na dianteira, spoiler na traseira, faixas decorativas nas laterais, luzes de posição com leds e escapamento duplo. No interior, bancos de couro e volante de menor diâmetro.

Segundo a Renault, o R.S. alcança 202 km/h de velocidade máxima quando alimentado com álcool, acelerando de 0 a 100 km/h em oito segundos. Testado com admiração por três especialistas do site autoentusiastas, foi aclamado como Carro-diversão pelo jornalista e piloto Bob Sharp.

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Renault Sandero R.S.

 

Hyundai New ix35

Certamente alertado pelo acirramento da concorrência, responsável nos últimos meses por três importantes lançamentos (Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade), a Hyundai-CAOA procedeu à primeira renovação estética de seu SUV ix35. (O carro é montado em Goiás com reduzido conteúdo nacional.)

As mudanças se concentraram no exterior: são novos a grade, os para-choques, os arremates laterais, as lanternas com leds e as rodas. A mecânica permaneceu a mesma: motor flex de quatro cilindros, 1.998 cm3 e 167 cv, câmbio automático de seis marchas, tração dianteira e suspensão MacPherson na frente e por braços duplos atrás.

Três versões foram disponibilizadas (era apenas uma): “de entrada”, “intermediária” (correspondente à anterior única) e “topo de linha”, diferenciando-se entre si apenas pelos equipamentos e acabamentos internos oferecidos. Todas elas possuem sistema de som, ar condicionado com saída para o banco de trás, airbags, sensores de faróis e estacionamento e retrovisores rebatíveis. A “intermediária” vem com GPS, câmera de ré, sistema start/stop, comandos no volante e piloto automático. Na versão top, bancos e volante de couro (o do motorista com regulagem elétrica), airbags laterais, controles de estabilidade e tração e teto-solar panorâmico.

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Hyundai New ix35.





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NO PRÓXIMO MÊS

No final de outubro LEXICAR estará completo para você


Pouco mais de um ano depois de terem sido postadas as primeiras páginas de LEXICAR, compreendendo as 300 marcas iniciadas pelas letras A, B e C, e cumprindo nosso compromisso de a cada mês agregarmos mais algumas dezenas de novas entradas, no final de outubro estará concluída a implantação de nosso site.

Serão somente três dezenas de novas marcas, mas surpreendentemente todas as letras estarão presentes: sim, temos ou tivemos veículos brasileiros com nomes iniciados pelas letras X e Z!

Além de quatro fabricantes de buggies e de alguns registros de indústrias de equipamentos agrícolas e de construção, um de carrocerias de ônibus e diversos de transformadoras de picapes em cabines-duplas, traremos ao menos dois nomes relevantes para a história de nossa indústria automobilística.

Falaremos sobre a Willys, fabricante de marcantes veículos, como Jeep, Rural, Aero Willys, Itamaraty, Dauphine, Gordini e o inesquecível esportivo Interlagos. Maior indústria brasileira do setor até 1961, quando foi ultrapassada pela Volkswagen, a Willys foi a responsável pela concepção do automóvel Corcel, que gozaria de extremo sucesso sob o emblema Ford.

Em escala oposta, contaremos tudo (o pouco) que conhecemos sobre os ônibus tipo Zepelim. Carrocerias de construção artesanal executadas no Pará entre as décadas de 40 e 50, com o formato de dirigíveis e montadas sobre chassis de caminhão, têm especial significado para LEXICAR: produzidas na região Norte, distante de qualquer centro industrial brasileiro da época, sob condições técnicas absolutamente precárias, traziam desenho único no mundo, até hoje objeto de curiosidade, tendo sido por longos anos utilizadas no transporte público de Belém, Manaus e até São Luís.

É forte o simbolismo que carregam. Bem podem expressar, para nós, toda a alma, garra e criatividade brasileiras. Agregar em uma única página todas as informações e fotografias disponíveis sobre esta original criação será um excelente “ponto final” para LEXICAR, que, como ambiente repositório de fatos e imagens, se propõe um instrumento para a preservação da memória da indústria automobilística nacional.





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