AS NOVIDADES DE SETEMBRO
Sandero R.S. e Hyundai iX35
setembro 2015
Dois novos carros brasileiros chegaram ao mercado em setembro: a versão esportiva de um hatch de série e a renovação estilística de um SUV.
Renault Sandero R.S.
Com pré-estreia mundial em junho, no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, o esportivo acaba de chegar ao Brasil. Não se trata, no caso, simplesmente de um comportado carro de família enfeitado com adereços jovens e vistosos, mas de um verdadeiro upgrade comportamental, obtido por meio de intervenções certeiras no motor, suspensão e freios de um carro de série relativamente barato.
Primeiro automóvel da divisão RenaultSport (responsável pelos carros de alta performance da marca francesa) desenvolvido fora da Europa, o Sandero R.S. chegou com motor 2.0 flex e câmbio de seis marchas, ambos trazidos do Duster e devidamente reconfigurados.
Com os acertos, o motor atingiu 150 cv e 20,2 kgf.m de torque (a álcool). À caixa (que recebeu comando a cabo) foram agregados três modos de condução: Standard, Sport e Sport+. A suspensão foi enrijecida e rebaixada em uma polegada; além disso o carro ganhou freios a disco nas quatro rodas, direção eletro-hidráulica, assistente de partida em rampas e controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Externamente o R.S. recebeu rodas de liga na cor grafite, novos para-choques, defletor na dianteira, spoiler na traseira, faixas decorativas nas laterais, luzes de posição com leds e escapamento duplo. No interior, bancos de couro e volante de menor diâmetro.
Segundo a Renault, o R.S. alcança 202 km/h de velocidade máxima quando alimentado com álcool, acelerando de 0 a 100 km/h em oito segundos. Testado com admiração por três especialistas do site autoentusiastas, foi aclamado como Carro-diversão pelo jornalista e piloto Bob Sharp.

Renault Sandero R.S.
Hyundai New ix35
Certamente alertado pelo acirramento da concorrência, responsável nos últimos meses por três importantes lançamentos (Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade), a Hyundai-CAOA procedeu à primeira renovação estética de seu SUV ix35. (O carro é montado em Goiás com reduzido conteúdo nacional.)
As mudanças se concentraram no exterior: são novos a grade, os para-choques, os arremates laterais, as lanternas com leds e as rodas. A mecânica permaneceu a mesma: motor flex de quatro cilindros, 1.998 cm3 e 167 cv, câmbio automático de seis marchas, tração dianteira e suspensão MacPherson na frente e por braços duplos atrás.
Três versões foram disponibilizadas (era apenas uma): “de entrada”, “intermediária” (correspondente à anterior única) e “topo de linha”, diferenciando-se entre si apenas pelos equipamentos e acabamentos internos oferecidos. Todas elas possuem sistema de som, ar condicionado com saída para o banco de trás, airbags, sensores de faróis e estacionamento e retrovisores rebatíveis. A “intermediária” vem com GPS, câmera de ré, sistema start/stop, comandos no volante e piloto automático. Na versão top, bancos e volante de couro (o do motorista com regulagem elétrica), airbags laterais, controles de estabilidade e tração e teto-solar panorâmico.

Hyundai New ix35.