Novidades

ATUALIZAÇÃO 07-09/23

Página da Marcopolo ultrapassa mil fotos publicadas

setembro 2023

Veja o que chegou de novo neste trimestre

.

LANÇAMENTO

  • RAM Rampage

.

TECNOLOGIA

  • Plataformas elétricas Stellantis

.

NOVAS IMAGENS (incluídas em páginas existentes)

  • Agrale (36 e 177/199)
  • Baldan (3 e 4/4)
  • Bons Amigos (5/40)
  • Busscar (9, 31, 32, 41, 75, 83, 107, 113, 118, 119, 127, 148, 149, 151, 162, 163, 164, 183, 190, 239, 246, 252, 253, 367 e 393/393)
  • Caio (112, 113, 151, 355, 434, 437, 477, 750, 751, 781, 811, 812, 820 e 825/827)
  • Carbrasa (25, 26, 31, 43, 44 e 116/186)
  • Caterpillar (86, 87, 89, 90, 91 e 92/92)
  • Cermava (58, 62, 84, 94 e 131/149)
  • Chery (43/43)
  • Chevrolet (22, 29, 30, 112, 163, 179, 724, 780 e 781/781)
  • Chrysler (11, 13, 14, 15, 18, 25, 27, 28, 33, 34, 44, 46, 48, 58, 74, 81, 84 e 95/95)
  • Ciferal (46, 72, 126, 138, 193, 194, 255 e 350/414)
  • Cirb (41/59)
  • Citroën (42, 43 e 44/44)
  • Cobrasma (19/26)
  • Comil (55, 100, 101, 104, 106, 229, 264, 275, 276 e 284/299)
  • Demec (14/20)
  • Doosan (4/4)
  • Engerauto (11/65)
  • Fiat (53, 59, 67, 378, 379, 380, 381, 382, 383, 384, 385, 386, 387, 388, 389, 390, 391, 392, 393 e 394/394)
  • Ford (246 e 364/574)
  • Garcia (8/15)
  • Grassi (133, 258 e 280/390)
  • Guepardo (ii) (2, 3, 4 e 5/5)
  • Gurgel (i) (138/211)
  • Gurgel (ii) 95 e 6/6)
  • Invel (21, 22 e 23/25)
  • Irizar (8/64)
  • Iveco (24/99)
  • Jeep (35, 36, 37 e 38/38)
  • John Deere (80/82)
  • Liebherr (27/27)
  • Marcopolo [parte 1] (8, 22, 73, 155, 328, 348, 356, 384, 426, 435, 449, 460, 559, 560, 584, 585, 587, 588, 590, 595, 596, 606, 607, 623, 645, 652, 721, 753, 769, 822 e 824/911)
  • Marcopolo [parte 2] (97, 112, 113, 124 e 125/125)
  • Mascarello (27 e 41/130)
  • Mercedes-Benz (49, 114, 165, 412 e 416/418)
  • Metropolitana (87, 90, 137, 168 e 183/257)
  • Mitsubishi (71 e 96/96)
  • Neobus (67 e 97/177)
  • New Holland (99/99)
  • Nicola (54/176)
  • Nielson (17, 72, 118, 119, 183, 188, 198, 201, 213, 221, 231, 232 e 236/240)
  • Ônibus (144 e 200/241)
  • Peugeot (49/49)
  • RAM (4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10/10)
  • Renault (125/125)
  • Scania (50, 85, 86, 94, 103, 173 e 185/185)
  • SR (41 e 65/68)
  • Sulamericana (20 e 28/41)
  • Thamco (4/93)
  • Volare (35, 36 e 72/72)
  • Volkswagen (466, 551, 554, 645 e 651/651)
  • VW Caminhões (46, 125, 146, 147, 159, 160 e 161/161)
  • Volvo (72 e 75/120)
  • Willys (160/342)
  • XCMG (29/29)
  • Yanmar (24/24)
  • Zepelim (7/34)

.

AGRADECIMENTOS

LEXICAR agradece aos colaboradores do período por suas muitas e valiosas contribuições:

  • Ivonaldo Holanda de Almeida
  • Jorge A. Ferreira Jr.
  • Marcos Cabral Filho
  • Paulo Roberto Steindoff
  • Régulo Franquine Ferrari

.

.

Até nosso próximo encontro!

.

.





GmailFacebookTwitter

PICAPE RAMPAGE (II)

A primeira RAM nacional em detalhe


Ao encerrarmos a última edição de LEXICAR, a picape Rampage mal começara a ser desvendada. Ainda assim, por representar uma das principais notícias do trimestre, o lançamento foi devidamente divulgado na página de abertura de nosso portal, em curta matéria, acompanhado de imagens sintéticas e escassos dados técnicos. Duas semanas depois a Stellantis mostrou o carro de corpo inteiro, e é o que também faremos para você a partir de agora.

Primeiro modelo RAM projetado e produzido fora dos EUA, a picape Rampage foi desenvolvida no Brasil tendo como base a plataforma da Toro. Pesando quase duas toneladas, é picape de pequeno porte para os padrões da RAM norte-americana: 2,99 m de distância entre eixos, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura, cinco metros de comprimento (tal como a Toro), 26,4 cm de vão livre para o solo e caçamba com 980 litros de volume. A capacidade de carga é de 1.105 kg na versão a diesel e 750 kg a gasolina.

Cabine-dupla de quatro portas e estrutura monobloco composta por 86% de aços de alta e ultra-alta resistência, traz suspensão totalmente independente (McPherson na dianteira e multilink na traseira), câmbio automático de nove marchas, tração 4×4 com reduzida, freios a disco ventilados nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.

São dois os motores disponíveis, ambos turbo com quatro cilindros e 16 válvulas: Hurricane a gasolina (1.995 cm3 e 272 cv, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando variável de válvulas e injeção direta – importado dos EUA e o mesmo utilizado no Jeep Wrangler) e o Multijet Diesel já utilizado pela Jeeep e Fiat Toro (1.956 cm3 e 170 cv).

.

    

RAM Rebel e R/T.

.

A picape foi lançada em três versões – Rebel, Laramie e R/T (Road & Track) – cada uma com seu próprio visual. É o seguinte seu conteúdo de série:

Rebel (diesel ou a gasolina): grade, arcos das rodas e para-choques em preto fosco, sete airbags, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, quadro de instrumentos digital com tela de 10,3″, central multimídia com tela de 12,3″, plataforma de serviços conectados Ram Connect, volante multifuncional com ajuste de inclinação e profundidade, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, assistente de partida em rampa, assistente para descida de vertentes íngremes, controle de velocidade adaptativo, monitoramento de pontos cegos, controle de permanência na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal e detecção de pedestres e ciclistas com frenagem autônoma, partida remota na chave, sensores crepuscular e de chuva, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis, lanternas e iluminação da caçamba de led, tampa da caçamba com abertura elétrica e amortecimento, banco do motorista com ajustes elétricos, revestimento interno em couro, carregamento de celular por indução, rodas de 17″ e pneus All Terrain. Quando equipado com motor a gasolina, ainda agrega escapamento duplo e modo Sport de desempenho.

Laramie (diesel ou a gasolina) recebe grade, acabamentos esternos e para-choque traseiro cromados e ainda inclui revestimento interno de couro marrom e rodas de 18″, além de escapamento duplo e modo Sport, quando com motor a gasolina.

R/T (somente a gasolina) traz arcos das rodas e para-choques na cor da carroceria, teto em preto, faixas decorativas em preto e vermelho no capô, além de suspensão mais firme e rebaixada em 10 mm, modo de desempenho R/T, revestimento interno em couro e suede com costuras vermelhas, escapamento duplo esportivo e rodas de 19″ em preto brilhante.

Todas as versões têm, como opcional, o pacote Elite, que inclui luz ambiente em led, som premium com dez alto-falantes e banco do passageiro com ajustes elétricos. Além desse, estarão disponíveis mais de 35 acessórios Mopar especialmente projetados para a picape, tais como estribos elétricos (inéditos no país), santantônio, capota marítima rígida (elétrica ou manual) ou de lona, engate para reboque, soleira para portas e divisor modular de caçamba.

A Rampage terá garantia geral de três anos.

.

RAM Laramie.

.

.





GmailFacebookTwitter
1 2 3 4 5 6 106