FENATRAN 2015
DAF CF: único lançamento importante numa feira esvaziada
novembro 2015
Realizada num momento de contração de vendas, a 20a edição da Fenatran – uma das mais importantes feiras de transportes do Hemisfério Sul – foi ignorada pela quase totalidade da indústria brasileira de caminhões: apenas Volvo e DAF montaram stands próprios, somente a última promovendo o lançamento de novo modelo.
DAF
Um dos principais fabricantes de caminhões da Europa, em 2013 a holandesa DAF instalou-se no Brasil como fabricante. Para sediar a nova fábrica foi escolhida a cidade de Ponta Grossa, no Paraná. No final daquele mesmo ano, na 19a Fenatran, apresentou o primeiro modelo nacionalizado da marca – o pesado FX105 FTS, um 6×2 na configuração cavalo-mecânico para longas distâncias – logo seguido da versão 6×4 (FTT). Equipado com motor DAF de seis cilindros, 12,9 l e 410 ou 460 cv, câmbio manual ou automatizado de 16 marchas à frente e duas a ré e freios pneumáticos a tambor com ABS, alcançava PBTC de 53,0 t.
O reduzido conteúdo nacional do caminhão, contudo, restringiu a demanda a níveis insignificantes (menos de 450 unidades foram vendidas em 2014). Em 2015, quando por fim conseguiu alcançar o índice mínimo de nacionalização de 60%, exigido para viabilizar o financiamento dos equipamentos, a empresa decidiu ampliar a gama de modelos, escolhendo a 20a Fenatran como palco para o lançamento de seu novo produto.
Assim, ainda pouco conhecida, a DAF tornou-se a grande estrela da esvaziada feira, apresentando a única novidade relevante da mostra – o pesado CF85 para curtas e médias distâncias. Disponível em versões 4×2 (FT) e 6×2 (FTS), respectivamente com 53,0 e 56,9 t de PBTC, veio equipado com o mesmo câmbio automatizado e motor do XF105 (12,9 l, porém com 360 ou 410 cv) e duas opções de cabine (Comfort e Space Cab).

Stand da DAF na Fenatran, com o novo CF85 e o “veterano” FX105 (foto: LEXICAR).
VOLVO
Embora não tenha agregado qualquer novo modelo à sua já diversificada gama, a Volvo levou para a Fenatran um útil e engenhoso suspensor de terceiro eixo, como opção para caminhões com tração 6×4 tandem. O mercado oferece enorme variedade de suspensores para terceiro eixo não tracionado. Eixos tandem, contudo, exigem soluções técnicas complexas, envolvendo a alteração de características mecânicas do veículo e impedindo sua instalação por implementadores independentes.
Segundo o sistema proposto pela Volvo, na ausência de carga não só o eixo é suspenso como a tração pode ser desligada, reduzindo o desgaste dos pneus traseiros, o raio de giro (em 15%) e o consumo (em até 4%). Ao receber carga, o carregamento do caminhão é automaticamente identificado e o eixo baixado. O sistema ainda oferece a opção do veículo rodar como 6×2, com o eixo baixado e a tração desligada.