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POMPÉO | galeria

Projeto de carro urbano de três rodas e dois lugares em desenvolvido em Curitiba (PR) pelos engenheiros Renato Cesar Pompeo e Carlos Eduardo Momblanch da Motta. Quando da fase de definição dos parâmetros conceituais do veículo, em 2006, propunha-se equipá-lo com motores de motocicleta, a gasolina ou álcool, com três opções de cilindrada: 250, 400 e 600 cm3. Com a evolução do projeto, optou-se pela tração elétrica, e foi nesta linha que a construção do protótipo operacional foi iniciada em 2009.

Era objetivo de seus criadores disponibilizar um veículo leve, que fosse ágil nos centros urbanos (daí os dois lugares e o comprimento inferior a 2,50 m), consumisse menos matérias primas e demandasse pouca energia (por isso as três rodas). Misto de automóvel e motocicleta, o Pompéo teria estrutura tubular, carroceria plástica, suspensão dianteira McPherson, suspensão traseira mono-choque com mola helicoidal e balança de alumínio, três freios a disco, tração traseira e duas rodas direcionais à frente. O motor elétrico de 8 kW CC e o conjunto de baterias de íons de lítio (15 células de 3,2 V, pesando somente 50 kg) proporcionariam autonomia de até 250 km, com velocidade máxima limitada a 90 km/h. A WEG participou do desenvolvimento do veículo, sendo desejo comum colocá-lo em produção seriada – o que acabou por não ocorrer.

O conceito seria retomado mais de uma década depois, em 2021, pelo próprio Carlos da Motta, alterado e sob outro enfoque, com o nome Kers Wee.





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