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VOLKSWAGEN TERA

Nasce um líder de mercado

abril 2025

Em 27 de fevereiro, semana de Carnaval, a Volkswagen divulgou os primeiros teasers de seu novo utilitário esportivo Tera. Quatro dias depois, num domingo, em pré-lançamento no Sambódromo carioca, o carro apareceu de corpo inteiro em sua versão superior High com pacote Outfit.

Resultado de quatro anos de trabalho, desenhado e 100% desenvolvido pelas equipes brasileiras de engenharia e design, chega para ser o utilitário esportivo mais barato da marca, situado entre Polo e Nivus, concorrendo diretamente com Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian.

É ambiciosa a missão conferida pela Volkswagen ao carro: tornar-se um modelo “de volume”, um best-seller, SUV mais vendido do país. Em resumo, vir a ser herdeiro do extremo sucesso de seus antecessores Fusca e Gol – intenção claramente sugerida pela imagem gravada no vidro traseiro do carro, mostrando o perfil dos três modelos em fila.

Poucas informações foram fornecidas no evento de pré-lançamento: quatro versões, plataforma MQB A0 (a mesma do Polo, T-Cross e Virtus), 81% de conteúdo nacional, exportação para 25 países da América Latina e Caribe e chegada às concessionárias em maio. Apesar de utilizar a plataforma do Polo, o utilitário com ele não compartilha nenhum componente externo aparente: ao contrário, traz carroceria inédita, estreando nova identidade visual da marca no Brasil, remetendo aos novos Tiguan e Tayron europeus.

O acesso ao Tera foi logo liberado à imprensa que, após ampla cobertura fotográfica e análise de tudo que viu, externa e internamente, pôde traçar um perfil mais completo do modelo, mostrando detalhes que a própria empresa ainda não revelara oficialmente.

 

 

O relato a seguir é, portanto, parcial: além de tomar por base apenas observações visuais dos jornalistas, se atém somente à versão superior High Outfit mostrada no Sambódromo.

Com 2,56 m de distância entre eixos (as demais dimensões não foram informadas), aparenta ser pouco mais longo que o Polo e ter espaço interno equivalente, porém com porta-malas sensivelmente mais amplo.

Suas quatro versões – MPI, TSI, Comfort e High – serão acompanhadas, no lançamento, pela série especial The Town (referência ao festival de música patrocinado pela VW a ser realizado em setembro, em São Paulo). MPI chegaria com motor 1.0 aspirado de 77/84 cv e câmbio manual de cinco marchas; as demais versões com 1.0 turbo de 109/116 cv – TSI com câmbio manual e as duas superiores com caixa automática de seis marchas.

O interior do carro, observado com atenção pela imprensa, se mostrou bem equipado, com alguns itens só encontradas em modelos mais caros, desenho atualizado (em certos aspectos lembrando o interior do hatch elétrico ID.3 alemão) e acabamentos com plásticos texturados e materiais de melhor qualidade. Painel e console central são exclusivos do modelo.

É o seguinte o conteúdo da versão High: chave presencial tipo canivete, direção com assistência elétrica, seis airbags, ar-condicionado digital, vidros elétricos, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25″, central multimídia com tela de 10,1″, banco do motorista com regulagem de altura, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, troca de marchas do câmbio automático por borboletas no volante, partida por botão, sistema start-stop, carregador de celular por indução, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores crepuscular e de chuva, frenagem de emergência, controle de velocidade adaptativo, detector de fadiga do motorista, faróis, lanternas e iluminação ambiente de led, encosto traseiro bipartido, barras longitudinais no teto e rodas de liga de 17″. O pacote Outfit inclui bancos com revestimento premium, rodas de liga de 17″ com fundo escuro e teto e capa dos retrovisores na cor preta.

A produção seriada do Tera teve início dia 13 de março, na fábrica de Taubaté (SP). O carro será oficialmente lançado em maio.

 





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DA BMW À VOLKSWAGEN

Outras novidades do trimestre


Diversas renovações de modelos, pré-estreias e lançamentos de versões foram mostrados no período. Aqui selecionamos as principais delas.

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BMW

Iniciada a produção nacional do X5 PHEV, primeiro híbrido plug-in fabricado na América do Sul. Será o carro mais potente e mais caro construído no país.

Com 498 cv, gerados pelo motor biturbo a gasolina de seis cilindros e 313 cv, associado à unidade elétrica de 197 cv, possui bateria de 25,7 kWh que assegura autonomia de até 79 km no modo totalmente elétrico. Disponibilizado em duas versões (xDrive50e X-Line e M Sport), possui câmbio automático de oito marchas e tração integral.

 

MITSUBISHI

Duas novas versões chegaram para Eclipse CrossHPE Black e HPE-S Black 4×4, com acabamentos externos escurecidos ou em preto e detalhes em vermelho.

Toda a linha recebeu nova central multimídia, maior e mais atualizada, com tela de 10″ para Rush, HPE e HPE Black e de 12″ para HPE-S e HPE-S Black.

 

NISSAN

Dia 15 de abril, na presença do Presidente da República e do Vice-Presidente, foi dado início à produção do novo Kicks. O número de fornecedores internos foi ampliado de dois para seis e a quantidade de robôs duplicada, passando a 196; mais 400 empregados serão contratados. O carro chegará ao mercado em meados do ano. Ainda não foi fornecida qualquer informação técnica ou de conteúdo.

Preparando-se para a chegada do novo carro, o modelo atual ganhou o “sobrenome” Play, teve as versões reduzidas para três (renomeadas Active Plus, Sense e Advance Plus) e passou por pequena mudança de conteúdo.

 

RENAULT

Duas novidades na linha Renault – para Duster nas versões superiores e para Kwid.

Para Duster Iconic Plus (substituindo a opção com pacote Pach Outsider), teto em preto brilhante e antena tipo barbatana de tubarão; para Iconic Plus 1.3, rodas de 17″com acabamento em preto. Todas a linha passa a vir de série com faróis de leds e grade em preto brilhante.

Kwid ganhou nova versão Iconic, com o mesmo conteúdo da Intense, agregando teto preto, detalhes externos em amarelo-limão, adesivos nas portas e rodas de liga de 14″ escurecidas. Outsider também recebeu detalhes em amarelo e teve os protetores de porta substituídos por adesivos. a versão de entrada Zen perdeu calotas e rádio.

 

VOLARE

Apresentação do Volare Fly 10 a gás. Disponível em versões urbana, executivo e escolar, utiliza o novo chassi Agrale MA 11.0 GNV, equipado com motor FPT e três cilindros de gás (natural ou biometano), com capacidade total de 360 litros e até 450 km de autonomia.

 

VOLKSWAGEN

Além do Tera, seu primeiro grande lançamento do ano, a Volkswagen reintroduziu o Nivus Sense no catálogo (acompanhando o mesmo conteúdo do Virtus Sense) e agregou nova versão superior à linha T-Cross. Denominada Extreme, traz pintura cinza fosca (a primeira de fábrica no país), rodas de liga escurecidas, teto bicolor com barras longitudinais, adesivos nas laterais e bancos parcialmente em couro com costuras em laranja.

 





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