Novidades

CHERY – CAOA

Em três meses, três novos carros

janeiro 2019

Em sua vigorosa campanha de crescimento e de conquista de reconhecimento, meio ano depois de assumir o controle da Chery e lançar o SUV Tiggo2 a CAOA apresentou, de uma só vez, três novidades no 30Salão do Automóvel: os utilitários esportivos Tiggo 5X e Tiggo 7 e o sedã Arrizo 5, os primeiros com produção prevista para Anápolis (GO) e o último com fabricação já iniciada em Jacareí (SP).

O sedã Arrizo 5 foi o primeiro modelo a ser levado às concessionárias, em novembro. Com 4,53 m de comprimento e 2,65 de distância entre eixos, o carro comporta 430 l de volume no porta-malas. Equipado com motor turbo flex de 1.496 cme 147/150 cv acoplado a câmbio automático CVT, traz tração nas rodas da frente, suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.

São duas as versões disponíveis: RX e RXT. Ambas vem com ar condicionado automático, partida sem chave, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, controlador de velocidade, computador de bordo, central multimídia com tela de 7″, comandos de áudio no volante, faróis com luzes de led, sensores traseiros de estacionamento, câmera de ré e rodas de liga de 16″. Adicionalmente, a versão superior RXT ganha airbags laterais, teto solar elétrico, revestimento interno em couro sintético e rodas de 17″.

 

Chery Arrizo 5 (foto: LEXICAR).

 

Comercializado a partir de dezembro, o SUV Tiggo 5X traz o mesmo motor 1.5 turbo flex do Arrizo, porém associado a câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas; a tração é dianteira. Também com a combinação McPherson e multilink na suspensão, direção elétrica e freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente), apresenta distância entre eixos semelhante à do sedã (2,63 m) porém comprimento sensivelmente menor (4,34 m). O porta-malas é reduzido – somente 340 l, podendo ser ampliado para 1.100 l com o rebatimento do encosto do banco traseiro.

Também neste caso são duas as versões oferecidas (T e TXS), ambas dotadas de série com ar condicionado automático com saída para o banco traseiro, “trio elétrico”, ignição por botão no console central, rebatimento dos retrovisores, sensores crepuscular e de chuva, controles de estabilidade e tração, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, volante com controles de áudio e de velocidade de cruzeiro, central multimídia com tela de 9″ sensível ao toque, sensores de estacionamento, câmeras de ré, 360de monitoramento, freio de estacionamento eletromecânico, faróis e lanternas com leds e rodas de liga de 17″. A versão TXS vem, ainda, com airbags laterais e de cortina, teto solar panorâmico, bancos de couro sintético com ajuste elétrico para o motorista, rodas de 18″ e faróis de neblina.

O terceiro modelo, o utilitário esportivo Tiggo 7, tem lançamento oficial previsto ainda para janeiro. Embora repetindo todas as características mecânicas do irmão menor Tiggo 5X (motor, câmbio, tração, suspensão, freios, direção), será mais pesado, 16 cm mais longo e com maior volume de porta-malas (414 l). Provavelmente também será disponibilizado nas versões T e TXS e com o mesmo conteúdo destas.

Nesta fase inicial os três carros terão as carroceria monobloco montadas com componentes estampados importados da China, de onde também virão os motores totalmente montados.

 

Chery Tiggo 5X (foto: LEXICAR).

 

 

 





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HONDA H-RV 2019

Atualização do modelo traz poucas mudanças


Única novidade da linha nacional Honda no 30Salão do Automóvel, o SUV HR-V 2019 recebeu sua primeira atualização de estilo, chegando com pequenas mudanças visuais e de conteúdo. Lançado poucas semanas antes no Salão Internacional de Paris e mostrado à imprensa ainda em novembro, nada mudou na mecânica, permanecendo equipado com o mesmo motor flex 1.8 de 139/140 cv acoplado a câmbio automático CVT. Sai de linha o câmbio manual, até então disponível para a versão básica LX.

As alterações são mais visíveis na dianteira, onde mudou o desenho do conjunto ótico, agora mais alongado e com luzes diurnas de leds, a grade recebeu larga barra horizontal cromada e o novo para-choque teve as antigas luzes de neblina ovais substituídas por outras circulares. As lanternas traseiras ganharam luzes de leds e fundo escuro na parte inferior. Também são novas as rodas de liga com fundo escuro. (Os novos para-choques tornaram o carro quatro centímetros mais longo.)

Suspensão, isolamento acústico e transmissão CVT foram aprimorados. No primeiro caso, o acerto teve por objetivo aumentar o conforto em pisos irregulares, suavizando a reação dos amortecedores ao chegarem ao final do curso. Quanto à transmissão, recebeu nova calibragem para torna-la mais progressiva no tráfego urbano, evitando que a rotação do motor suba além do necessário.

Internamente, há bancos dianteiros redesenhados, com apoios laterais mais altos para costas e pernas; para a versão EXL, novo painel com três instrumentos circulares e computador de bordo integrado. As versões de acabamento permanecem as mesmas: LX, EX, EXL e Touring; conteúdo e preço, contudo, foram informados somente para as três primeiras, ficando a apresentação da versão superior Touring prevista apenas para meados de 2019.

LX, EX e EXLvem com ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controlador automático de velocidade, faróis de neblina, vidros elétricos com um toque e abertura do porta-malas por controle. LX e EX possuem central multimídia com tela de 5″ e bancos revestidos de tecido. As versões EX e EXL trazem ar-condicionado digital, airbags frontais e laterais nos bancos da frente, aletas para trocas de marcha no volantee câmera de ré. EXL traz adicionalmente, seis airbags, bancos de couro perfurado, tela de 7″ com navegador integrado, rebatimento elétrico dos retrovisores e acendimento automático dos faróis.

HR-V foi o modelo Honda mais vendido no país em 2018 e o terceiro utilitário esportivo do mercado, atrás do líder Jeep Compass e quase empatado com Hyundai Creta.

 

     

Honda HR-V 2019.

 

 

 





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