Novidades

CHEVROLET SPIN 2025

Minivan da GM é modernizada

abril 2024

Três semanas após o início de produção em São Caetano do Sul, a nova Spin teve o lançamento oficializado, com fotografias oficiais distribuídas e todas as informações divulgadas.

Foram grandes as mudanças de visual, as mais profundas desde o lançamento em 2012. Quase que totalmente refeita, a dianteira ganhou capô mais elevado e grade, para-choque e faróis de novo desenho. Na traseira, também foram reestilizados para-choque, lanternas e tampa do porta-malas. Nas laterais, os arcos das rodas e o rodapé das portas receberam complementos plásticos na cor preta e os pequenos pisca-piscas mudaram de posição e de formato. Também as rodas de liga foram redesenhadas.

Muito foi mudado em conteúdo. No interior reformulado melhorou a qualidade dos materiais de acabamento, com detalhes suaves ao toque no painel e nas portas; são novos o desenho do painel, a inédita tela de 8″ para os instrumentos com seis possibilidades de configuração, a central multimídia com tela de 11″, o ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro e o carregador de celular por indução; o volante antigo foi substituído pelo utilizado no Onix e Tracker. O novo Spin chegou, de série, com seis airbags e, dependendo da versão, com boa variedade de itens eletrônicos de segurança.

A estrutura foi reforçada, com 42% das peças estampadas passando por algum tipo de intervenção. Houve ajustes na suspensão, que ganhou 16 mm em altura, maiores ângulos de entrada (de 15,5 para 16,5o) e saída (de 22,9 para 24,4o) e teve a bitola levemente aumentada. Além destas mudanças e das usuais calibrações de motor e direção, nada mudou nos órgãos mecânicos: motor 1.8 flex aspirado de oito válvulas e 106/111 cv, câmbio manual ou automático de seis marchas, suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção, freios a disco na frente e direção com assistência elétrica. Segundo a GM, o carro ficou 11% mais econômico no consumo de combustível.

 

   

Chevrolet Spin Premier 2025.

 

São três as versões disponíveis – LT, LTZ e Premier – e o seguinte o conteúdo de cada uma:

LT manual: seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina que avançam até a terceira fileira de assentos), ar-condicionado, painel digital com tela de 8″, central multimídia com tela de 11″, vidros, retrovisores e travamento de portas elétricos, bancos traseiros corrediços, faróis e lanternas de led, câmera de ré e rodas de aço de 15″ com calotas.

LT automático: agrega ar-condicionado com saída para a traseira e controle de velocidade de cruzeiro.

LTZ: os itens acima, acrescidos de sete lugares, ar-condicionado digital, computador de bordo, partida por botão, chave presencial, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, bancos em tecido e couro, volante em couro sintético e rodas de liga de 16″.

Premier: inclui ainda alerta de colisão com detetor de pedestres, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática com detector de veículos à frente, carregador de celular por indução, bancos em couro sintético, barras longitudinais no teto em preto, detalhes externos cromados na grade, barras laterais a meia altura das portas e rodas de liga de 16″ com acabamento usinado.





GmailFacebookTwitter

RENAULT KARDIAN

Empresa francesa inaugura nova plataforma no Brasil

dezembro 2023

Lançamento mundial, o utilitário esportivo compacto Kardian é o primeiro resultado da nova política global de produtos da Renault francesa, que tem por objetivo duplicar o lucro líquido por veículo vendido fora da Europa. Destinado a atender aos demais mercados internacionais da marca, utiliza a plataforma modular inédita CMF Global (projetada a partir da do Clio francês), pela primeira vez abandonando a romena Dacia como padrão de veículo para países do hemisfério Sul.

Estreada no Paraná, a nova plataforma permite a construção de veículos de quatro a cinco metros de comprimento e 2,6 a 3,0 m de entre-eixos, com tração dianteira ou 4×4 e motorização a gasolina, flex, a GLP e híbrida – mas não 100% elétrica.

Envolvendo investimento de três bilhões de Euros, o programa inclui o lançamento de mais sete modelos até 2027 – três montados sobre esta plataforma e dois sobre outra nova, de maior porte, além de uma picape e um furgão. Além do Brasil, os veículos serão produzidos no Marrocos (o próximo destino do Kardian), Turquia, Índia e Coréia do Sul.

Com 4,12 m de comprimento, 2,60 m de distância entre eixos, 21 cm de vão livre, 20o de ângulo de ataque e 36o de saída, Kardian apresenta um porta-malas com 410 litros de capacidade, ou 1.493 litros com o banco traseiro rebatido. O novo carro traz um também inédito motor flex nacional (três cilindros, 999 cm3, 12 válvulas, injeção direta e 122/125 cv) associado a câmbio automático de seis marchas com dupla embreagem (importado da China). Tem tração 4×2, suspensão McPherson da dianteira e por eixo de torção na traseira, freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás e direção com assistência elétrica. Para exportação haverá uma versão a gasolina.

Muito bem acabado e equipado, fugindo ao padrão “básico” dos carros da Renault brasileira, o utilitário traz inovações e recursos normalmente só encontrados no segmento superior, incluindo itens de customização da condução e do ambiente interno e 13 sistemas de assistência ao motorista, entre os quais alerta de ponto cego e câmera 360o – ambos inéditos no segmento.

 

   

 

É o seguinte o conteúdo da versão superior – a única divulgada até o momento: seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina), ar-condicionado automático, painel de instrumentos digital com tela de 7″, tela multimídia de 8″, direção regulável em altura e profundidade, alavanca de mudanças eletrônica (tipo joystick, sem cabos) com opção de troca por borboletas no volante, três modos de condução (Eco, Sport e MySense), controle eletrônico de estabilidade e tração, alerta de ponto cego, câmera de estacionamento com visão 360o, controle de velocidade adaptativo, alerta de distância segura para o veículo à frente, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, freio de estacionamento elétrico com auto hold, sistema Stop & Start, assistente de partida em rampa, sensor de pressão dos pneus, faróis, lanternas, luzes diurnas e de direção de leds, entrada e partida remotas sem chave, carregador de celular por indução, detalhes em cor laranja nos bancos, portas e painel, apoia-braço entre os bancos dianteiros, 34 litros de espaço de armazenamento de objetos na cabine, teto na cor preta, barras no teto (longitudinais, podendo ser transformadas em transversais), antena tipo barbatana de tubarão, grade em preto brilhante, acabamento inferior dos para-choques na cor prata e rodas de liga de 17″.

A comercialização do Kardian será iniciada em janeiro de 2024.





GmailFacebookTwitter
1 3 4 5 6 7 54