Novidades

C3 AIRCROSS

Citroën apresenta o segundo modelo de sua nova fase

junho 2023

No final de abril, em evento simultâneo com a Índia, a Citroën apresentou oficialmente as linhas externas do utilitário esportivo C3 Aircoss, seu segundo modelo nacional (dos três previstos) sobre a plataforma global CMP. com lançamento programado para o final do ano.

Desenvolvida pela PSA ainda na fase pré-Stellantis e já utilizada pelo hatch C3, a plataforma foi especialmente projetada para carros menores e mais baratos, destinados a mercados de menor renda. Nas palavras do press release da empresa, o novo modelo “foi desenvolvido globalmente em parceria com os centros regionais da Stellantis“, sendo o centro de desenvolvimento sul-americano do Grupo, em Betim, responsável pelo ajuste do carro às necessidades locais.

Sem dados técnicos ou de conteúdo, as informações fornecidas pela Citroën se limitaram à descrição do veículo e de suas características gerais. Delas puderam ser extraídos os seguintes pontos:

  1. terá 2,67 m de distância entre eixos, “mais de 4,32 m” de comprimento e 1,80 m de largura;
  2. será o primeiro B-SUV (leia-se: SUV de pequeno porte) para sete passageiros, a terceira fileira sendo composta de dois bancos individuais removíveis;
  3. disporá do maior porta-malas “entre seus rivais diretos“, com volume de até 489 litros;
  4. terá suspensão elevada “capaz de absorver as mais diferentes irregularidades do piso“, 20,0 cm de vão-livre do solo, “excelente” ângulo de saída e alta manobrabilidade;
  5. trará luzes diurnas de leds, complementos plásticos em preto nos arcos das rodas, pintura em dois tons;
  6. internamente, terá quadro de instrumentos com tela digital de 7″, central multimídia com tela de 10″ e “exclusivo sistema de ventilação no teto” para atender aos passageiros do banco traseiro.

 

    

Citroën C3 Aircross.

 

 





GmailFacebookTwitter

ATUALIZAÇÃO 04-06/23

Dois pré-lançamentos e 435 novas imagens


Nas novidades do trimestre, algumas fotos raras.

.

NOVAS PÁGINAS

  • Combat Armor (carros-fortes)
  • RAM (picapes)
  • Tatu Marchesan (máquinas agrícolas)

.

ANTECIPAÇÕES

  • Citroën C3 Aircross
  • RAM Rampage

.

NOVAS IMAGENS (incluídas em páginas existentes)

  • Aratu (16/31)
  • Baldan (3/3)
  • Bons Amigos (6/39)
  • Busscar (23, 35, 38, 53, 70, 72, 104, 107, 113, 115, 138, 182, 207, 225, 234, 242, 244, 246, 249, 317, 335, 359, 363, 364, 365, 366, 367 e 368/368)
  • Caio (220, 293, 318, 319, 341, 343, 366, 395, 401, 402, 403, 412, 415, 436, 441, 442, 443, 444, 445, 446, 447, 448, 452, 474, 475, 533, 534, 618, 619, 620, 685, 707, 708, 709, 766, 803, 804, 805, 806, 807, 808, 810, 811, 812/812)
  • Caio Norte (29/89)
  • Canyon (3 e 4/4)
  • Cermava (85/144)
  • Chevrolet (9, 25, 41, 106, 124, 198, 311, 312, 317, 334, 360, 371, 375, 376, 386, 387, 389, 390, 393, 394, 396, 399, 427, 428, 429, 431, 432, 433, 434, 436, 437, 453, 456, 457, 459, 460, 463, 466, 468, 495, 513, 521, 530, 535, 538, 539, 541, 553, 556, 563, 607, 620, 621, 624, 625, 626, 627, 628, 636, 643, 651, 653, 654, 769, 770, 771 e 772/772)
  • Chrysler (12 e 16/78)
  • Ciferal (102, 138, 183, 184, 286 e 351/407)
  • Citroën (39, 40 e 41/41)
  • Civeiglass (1/1)
  • CMTC (17/24)
  • Cobrasma (21/25)
  • Comil (73, 78, 98, 102, 106, 121, 145, 171, 172, 256, 279, 280 e 281/289)
  • DAF (27, 28 e 29/29)
  • Eliziário (39/239)
  • Engesa (37 e 38/64)
  • Equus (ii) (5 e 6/7)
  • Fendt (8/8)
  • Fiat (37, 54, 67, 68, 102, 129 e 351/374)
  • FNM (55 e 57/147)
  • Ford (174, 176, 177, 189, 190, 196, 197, 233, 237, 265, 270, 271, 272, 282, 283, 317, 332, 361, 367, 371, 376 e 416/573)
  • Gamo (4 e 5/5)
  • GMC (9 e 12/14)
  • Grassi (11 e 79/387)
  • Hyundai (67, 68 e 69/69)
  • Ibrava (12 e 13/19)
  • Incasel (86/115)
  • Irizar (7 e 50/63)
  • Iveco (93, 94, 95, 96, 97 e 98/98)
  • Jacto (62/62)
  • Jeep (34/34)
  • John Deere (80 e 81/81)
  • Kasinski (7/9)
  • LS (28/28)
  • Mafersa (17, 19 e 23/26)
  • Magnata (4, 5 e 6/8)
  • Mahindra (27, 28, 29 e 30/30)
  • Marcopolo (28, 77, 189, 211, 241, 250, 309, 331, 334, 339, 348, 349, 353, 363, 368, 369, 371, 411, 412, 413, 414, 424, 425, 426, 427, 434, 443, 448, 449, 455, 493, 520, 525, 527, 544, 545, 547, 569, 570, 572, 583, 588, 592, 598, 607, 623, 624, 625, 663, 664, 669, 734, 735, 750, 789, 815, 816, 865, 915 e 916/995)
  • Mascarello (68/128)
  • Massey Ferguson (95 e 135/136)
  • Maxibus (15 e 16/55)
  • Mercedes-Benz (118, 207, 283 e 415/415)
  • Metropolitana (3/252)
  • MIAC (7, 8, 9, 10, 11 e 12/12)
  • Mitsubishi (93 e 94/94)
  • Müller (i) (52/52)
  • Neobus (109, 110, 111, 121, 123 e 175/175)
  • New Holland (98/98)
  • Nicola (114 e 171/175)
  • Nielson (46, 68, 115, 116, 152, 161, 171 e 179/227)
  • Nimbus (72/76)
  • Renault (5, 6, 7, 9, 10, 11, 17, 79, 123, 124 e 125/125)
  • Romi-Isetta (6/40)
  • Scania (176 e 177/177)
  • Sideral (1, 3, 4, 5, 6, 7 e 8/8)
  • Still (20/20)
  • Toyota (39/126)
  • Tuttotrasporti (9/15)
  • Varam (5 e 9/9)
  • VCE (31 e 32/32)
  • Vespa (5/6)
  • Volare (52 e 69/69)
  • Volkswagen (62, 87, 90, 91, 105, 106, 112, 113, 114, 116, 124, 140, 142, 164, 168, 169, 173, 179, 181, 184, 187, 193, 229, 274, 287, 315, 335, 355, 365, 375, 384, 405 e 612/644)
  • VW Caminhões (152, 153 e 154/154)
  • Volvo (100, 104, 117 e 118/118)
  • Willys (104, 260, 261, 262, 270, 294 e 309/341)
  • Woody (7 e 8/9)

.

AGRADECIMENTOS

LEXICAR agradece aos colaboradores do período por suas muitas e valiosas contribuições:

  • Ivonaldo Holanda de Almeida
  • Jorge A. Ferreira Jr.
  • Marcos C. Filho
  • Paulo Roberto Steindoff
  • Walter Manfredi

 

 

Até nosso próximo encontro!

.

.





GmailFacebookTwitter
1 7 8 9 10 11 109