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CAMINHÕES SCANIA

Novíssima geração chega com ênfase na customização

outubro 2018

Depois de investir R$ 1,5 bilhão na modernização da fábrica de São Bernardo do Campo (R$ 1,1 bilhão serão ainda aplicados nos dois próximos anos), no final de outubro a Scania dará início à venda de sua nova geração de caminhões. Lançada na Europa em 2016, toda a família será produzida no Brasil a partir de fevereiro do ano que vem. A geração atual deixa de ser fornecida em dezembro próximo.

Com a nova geração a Scania avança ainda mais na customização do produto, conceito que há mais de uma década vem utilizando, nacional e internacionalmente, na produção e comercialização de seus caminhões. Segundo um executivo da empresa, “não vamos mais produzir 200 ou 300 veículos idênticos como fazemos hoje; (…) com a nova geração de caminhões, um será diferente do outro“. Em lugar de uma “gama de modelos”, haverá ampla oferta de motores de 7 a 16 litros, de chassis modulares e de cabines em 19 configurações, permitindo atender a 35 tipos diferentes de aplicações.

De modo a manejar tamanha variedade de opções, a rede de concessionárias vem sendo treinada “para aprender a vender de outra forma“. Como ferramenta de apoio será utilizado um aplicativo próprio, que recebe informações do comprador do caminhão, como tipo de operação, rotas percorridas e topografia, para então escolher e oferecer a melhor opção dentre as muitas disponíveis.

Os chassis da nova geração são fabricados com aços mais leves e resistentes. O número de opções de distância entre eixos cresceu de cinco para 26 e, de configurações de eixos, de sete para 14. O motor foi reposicionado e o eixo dianteiro deslocado 5 cm para a frente, baixando o centro de gravidade e favorecendo a estabilidade. Os freios foram redimensionados, reduzindo em 5% a distância de frenagem.

 

Cavalo mecânico S 450 6×2 com cabine estendida – uma das inúmeras configurações possíveis na nova geração Scania.

 

São agora quatro os motores disponíveis, apresentados com dez diferentes potências: o novo 7,0 l, com 220, 250 ou 280 cv; 9,0 l com 280, 320 ou 360 cv; 13,0 l com 410, 450, 500 ou 540 cv; e 16,0 l com 620 cv. A tecnologia de controle das emissões é EGR (recirculação de gases). Segundo a Scania, graças ao sistema de injeção de alta pressão e múltiplos pontos (XPI), os novos motores são mais econômicos do que os atuais em até 8%. A nova geração está preparada para utilizar biodiesel e diesel sintético (HVO) e terá duas versões específicas para etanol (280 e 400 cv) e três para gás, biometano ou GNV (280, 340 e 410 cv).

Com os novos caminhões também chega nova geração da transmissão automatizada Opticuise (fabricada na Argentina), que permite aumentar a velocidade de troca de marchas em até 50%, praticamente eliminando perda de pressão no turbocompressor; ao manter o giro mais estável, sempre segundo o fabricante, o consumo cai em 2%.

As atuais cabines P, G e R, com sete configurações, dão lugar às novas P, G e R e às inéditas S (topo de linha, com piso plano) e XT (kit adicional às anteriores, para operações fora-de-estrada), totalizando 19 configurações. São três as opções de teto – baixo, normal e alto (respectivamente com 1,50, 1,81 e 2,07 m de vão – 10 ou 16 cm maior do que na linha atual), e três as de comprimento – curta, estendida e leito. Pela primeira vez os caminhões trarão airbags laterais. Desenhadas pelo estúdio Porsche, as novas cabines reduzem o arrasto aerodinâmico, ocasionando economia de até 2% de diesel.

Os novos caminhões chegam com preços de 10% a 15% mais elevados, que a Scania promete compensar com a redução de até 12% no consumo total de combustível, em comparação com a gama atual, ganho proporcionado pela aerodinâmica melhorada, pelo redução de peso dos chassis e pelo maior rendimento de motores e transmissões.

 

Quatro cabines da nova geração Scania: a partir da esquerda, P, G com kit XT, R e S.

 

 

 





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EXPOINTER, PARTE II

Agora veja os detalhes do que aconteceu na Feira


Mês passado LEXICAR deu uma visão panorâmica do que de novo foi mostrado na 41Expointer, segunda maior feira agropecuária do país, que aconteceu entre 25 de agosto e 2 de setembro últimos em Esteio, Rio Grande do Sul.

Agora podemos mostrar em detalhes, marca por marca, quais equipamentos foram modernizados ou lançados no evento, com dados técnicos e muito mais imagens das novidades. Escolha abaixo as marcas de seu interesse, clique nela e visite as páginas correspondentes. Ao final do texto e das galerias você encontrará o que de novo está chegando ao mercado no setor.

Mas mesmo nos casos em que a empresa já tenha realizado seus lançamento do ano no Agrishow e nada tenha trazido de novo para a Expointer, LEXICAR estará atualizando suas galerias com novas imagens de modelos já conhecidos.

Boa Expointer!

 

     

Pulverizadores Gomes com rodas de aço e sobre pneus e trator Stara ST MAX 180 (fotos: LEXICAR).

 

 

 

 

 





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